Em 1 ano, abrigo de animais recebe 990 denúncias e recolhe 306 animais em Prudente

Espaço atua no amparo de bichos que estejam em situação de maus-tratos ou abandono; do total de resgatados, 252 foram doados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2023
Horário 17:19
Foto: Cedida
Animais recolhidos são disponibilizados para adoção após devidos cuidados
Animais recolhidos são disponibilizados para adoção após devidos cuidados

O Abrigo Municipal de Animais "Luciana Laura Tereza Oliveira Catana", em Presidente Prudente, completa um ano de funcionamento neste sábado. Desde o início, foram recolhidos das ruas 306 animais, sendo que, deste total, 252 foram doados. Neste período, o local recebeu 990 denúncias referentes a animais em situação de maus-tratos ou abandono.

As denúncias são recebidas por meio do canal 156 da Prefeitura ou pelo WhatsApp (18) 99661-9353. Segundo a Prefeitura, após o recebimento das demandas, uma equipe normalmente conversa com o proprietário ou tutor do animal para esclarecimentos e orientações.

Para dar um novo lar aos bichos resgatados, o abrigo promove semanalmente feiras de adoção, que ocorrem na Praça Nove de Julho, no centro de Prudente. Já foram realizadas mais de 20 feiras, que resultaram na doação dos 252 animais.

De acordo com coordenadora do abrigo, Cássia Calderan, uma das principais atuações da equipe é em relação ao recolhimento de animais abandonados. Ela explica que a prioridade é o recolhimento de fêmeas com seus filhotes, além de animais atropelados ou que sejam encontrados em situação grave de vulnerabilidade. Os recolhimentos são feitos conforme a disponibilidade de vagas do espaço.

"Esse primeiro ano de funcionamento do abrigo de animais teve um saldo positivo de atuação, priorizando o bem-estar do animal e a posse responsável”, afirma. Segundo a coordenadora, o local está aberto durante o horário de expediente para a visitação de pessoas que queiram conhecer a estrutura e condições do lugar.

Histórico do local

A construção do Abrigo Municipal de Animais “Luciana Laura Tereza Oliveira Catama” foi viabilizada com recursos do MPE (Ministério Público Estadual), na ordem de R$ 1.053.998,66. O nome do local é uma homenagem póstuma a uma ativista da causa animal na cidade.

O espaço dispõe de 20 baias, clínicas, salas de internação, banho e tosa, farmácia, consultórios e centro cirúrgico para castração. O atendimento é prestado por médicos veterinários efetivos com o suporte de acadêmicos voluntários do curso de Medicina Veterinária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Os animais recolhidos ficam hospedados no canil enquanto recebem todo o tratamento necessário e se tornam aptos para adoção.

Serviço

O espaço funciona das 7h às 17h, no km 7,8 da Rodovia Júlio Budiski (SP-501). Denúncias de maus-tratos podem ser feitas por meio do telefone 156. Mais informações pelo telefone 3906-2460.

Publicidade

Veja também