Em 20 anos, Proerd atende 133 mil crianças

Promovido pela Polícia Militar, o programa educacional contempla 21 municípios da área de atuação do 18º BPM/I

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 26/08/2017
Horário 12:55

Quem estudou ou estuda na rede pública de ensino sabe que ao chegar ao quinto ano do ensino fundamental é o momento de participar do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Bom, pelo menos aqui na região, esse ritual é conferido desde 1997. Organizado e promovido pela Polícia Militar, na área de atuação do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), na região de Presidente Prudente, a ação completa 20 anos e já mobilizou aproximadamente 133 mil crianças. Ao todo, 21 municípios do entorno fazem parte deste levantamento.

E qual o objetivo do programa? De acordo com a Polícia Militar, é “estabelecer uma cultura de paz, livrando nossos jovens das drogas e da prática da violência”. E para lembrar disso e comemorar as duas décadas de atuação na região, foi organizada ontem, na sede do batalhão, uma solenidade que reuniu políticos regionais, profissionais que atuam na educação municipal, estadual e particular, além de alunos e convidados.

E quem esteve presente pode ouvir um pouco da história do programa, que foi iniciado em 1983, porém, conforme relatado, só chegou à região 14 anos depois. “O Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, por meio dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar e o sistema de educação”, explica a Polícia Militar. Além disso, o órgão ressalta que as teorias científicas sobre prevenção são certamente o diferencial do programa.

Desde sua realização nas escolas do oeste paulista, 31 policiais militares, sendo um deles já falecido e alguns aposentados, “dedicaram e dedicam suas carreiras nessa nobre missão de educar para prevenir”, conclui a PM.

 

Outras atividades

Ainda como comemoração aos 20 anos do Proerd, na próxima semana, de 28 de agosto a 1º de setembro, serão realizadas as “Caravanas do Proerd”, que consistem em palestras, bloqueios educativos, atividades lúdicas e passeatas pela paz em diversas escolas da região.

Na terça-feira, por ser o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo será realizado bloqueio educativo, às 9h30, em frente ao Colégio Braga Mello. Também no dia 18 de setembro, às 20h, será realizada na Câmara Municipal de Presidente Prudente uma sessão solene comemorativa e alusiva ao 20º aniversário do Proerd.

Com AI do 18º BPM/I

Publicidade

Veja também