Em 2024, Série A3 do Paulistão terá volta do mata-mata a partir da 2ª fase 

Mudança de formato foi definida durante Conselho Técnico da divisão; campeonato terá 16 times e será disputado de janeiro a abril 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 26/10/2023
Horário 18:37
Foto: Rodrigo Corsi / Agência Paulistão
Reunião do Conselho Técnico da A3 aconteceu hoje em São Paulo
Reunião do Conselho Técnico da A3 aconteceu hoje em São Paulo

Foi definida a volta do mata-mata a partir da segunda fase da Série A3 do Campeonato Paulista 2024. A mudança na diretriz da competição aconteceu na manhã de hoje, durante reunião do Conselho Técnico da A3, em São Paulo. 

Desde 2022, a Série A3 vinha tendo na segunda fase uma disputa quadrangular dividida em dois grupos com quatro equipes, com jogos de turno e returno, sendo que as duas melhores de cada chave se classificavam para as semifinais. 

De acordo com a FPF (Federação Paulista de Futebol) , na Série A3 2024, as 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, rebaixando as duas últimas colocadas para a recém-criada Série A4 e classificando as oito melhores às quartas de final, que será disputada em jogos de ida e volta, onde o primeiro colocado enfrenta o oitavo e assim por diante. 

Para a definição dos confrontos semifinais, será levada em conta a melhor campanha na somatória das fases. O empate no placar agregado nos jogos de mata-mata leva a decisão aos pênaltis. As duas equipes que se classificarem para a decisão da A3 estarão garantidas na Série A2 2025. 

A previsão da FPF é que o torneio comece no dia 24 de janeiro e seja disputado até o final de abril. Todas as partidas terão transmissão do canal Futebol Paulista no YouTube. 

16 clubes e o sonho de subir de divisão 

Tal como na temporada passada, 16 clubes irão brigar entre si para cavar um lugar Série A2 2025. Da Bêzinha 2023, chegam o campeão União São João e o vice Catanduva. São Caetano e Lemense, que caíram na A2, também se juntam as outras 12 equipes que disputaram a terceirona no ano passado. 

CLUBES QUE DISPUTARÃO A SÉRIE A3 EM 2024:  

Grêmio Prudente

EC São Bernardo

Marília

Desportivo Brasil

União Suzano

Matonense

Bandeirante

Red Bull Bragantino II

Rio Preto

Itapirense

Votuporanguense

Sertãozinho

São Caetano

Lemense

União São João

Catanduva

 

 




 

Veja também