Em 3 dias, Prudente confirma mais 1.014 casos de dengue e duas novas mortes pela doença

Desde início do ano, cidade soma 11.028 casos e 14 óbitos; neste fim de semana, força-tarefa inicia visitas às casas para recolhimento de possíveis criadouros do Aedes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/04/2023
Horário 13:05
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Força-tarefa intensifica trabalho de enfrentamento ao mosquito neste fim de semana
Força-tarefa intensifica trabalho de enfrentamento ao mosquito neste fim de semana

Em três dias, a Prefeitura de Presidente Prudente confirmou mais 1.014 casos de dengue na cidade. O número corresponde a uma média diária de 338 diagnósticos. Na segunda-feira, o poder público havia divulgado que a cidade somava 10.014 confirmações desde o início do ano. Já em atualização feita nesta sexta-feira, são 11.028 positivações. Nestes três dias, também foram comunicados mais dois óbitos em função da doença. Com isso, o município registra 14 mortes em 2023.

Como parte das ações de enfrentamento, a administração municipal dará início à força-tarefa de combate à dengue. As equipes atuarão inicialmente nesta sexta-feira e no sábado, seguindo as definições da reunião que ocorreu na última semana, no Centro Cultural Matarazzo, entre dirigentes da sociedade e autoridades.  

A iniciativa consiste em visitas às casas para recolhimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e contará com quatro equipes espalhadas pelos quatro cantos da cidade. A equipe 1 atuará no Morada do Sol, na zona norte; a equipe 2 no Jardim Itapura 1, na zona leste; a equipe 3 na Vila Real e adjacências, na zona sudoeste; e a equipe 4 no Maré Mansa e adjacências, na região noroeste.

Após a ação deste fim de semana, os trabalhos serão retomados a partir de segunda-feira e terão andamento durante todos os dias da próxima semana. Cada equipe será composta por agentes de endemias, agentes de saúde da família, equipes da Visa (Vigilância Sanitária), Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e acadêmicos de Medicina, com apoio de voluntários. 

Nesta força-tarefa, as equipes vão adentrar as casas procurando vetores e focos da dengue e orientando os moradores. A recomendação é que os cidadãos recebam os agentes e auxiliem neste trabalho de enfrentamento. Isso porque, segundo a coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves, 80% dos criadouros estão nas casas. "Temos muitas recusas, o morador não deixa a equipe da VEM entrar. Essas pessoas serão notificadas", afirmou a coordenadora.

Unidades de apoio

Na tentativa de desafogar as unidades de saúde, a administração municipal fortaleceu a rede de atendimento aos pacientes sintomáticos. Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), há três pontos de acolhimento no Jardim Santana, na Cohab e no Centro Cultural Matarazzo.

No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Publicidade

Veja também