Nos cinco primeiros meses deste ano, 4.166 clientes nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente tiveram a energia interrompida temporariamente após veículos atingirem postes e causarem estragos à rede elétrica.
A concessionária informa que, dependendo da complexidade da colisão, o trabalho de resgate e de substituição de cabos, equipamentos elétricos e postes danificados, pode levar horas, prolongando o tempo da interrupção do fornecimento de energia para determinados clientes.
“Hoje, a Energisa tem equipamentos modernos que permitem realizar manobras no sistema elétrico para restabelecer a energia de forma rápida para o maior número de pessoas. Mas nem sempre é possível restabelecer todos de uma única vez. Nosso compromisso é sempre trabalhar para que o cliente tenha a energia normalizada o quanto antes, no entanto, há situações que, por segurança, os reparos precisam ser feitos com a rede desligada”, acrescenta Luiz Moreto, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.
Isso explica o fato desses clientes na região, entre residências, estabelecimentos comerciais e imóveis nas áreas urbanas e rurais, terem sido impactados com a interrupção temporária no fornecimento de energia.
De forma preventiva, é importante que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres tenham um comportamento defensivo no trânsito. A atenção redobrada ao conduzir um veículo ou atravessar uma rua, por exemplo, evita distrações que, consequentemente, podem resultar em acidentes.
“Um dos valores da Energisa é a vida e, no caso dos acidentes com postes, há um risco grande de choque elétrico. Por isso, sempre reforçamos que os ocupantes do veículo precisam manter a calma e, se não houver um princípio de incêndio, devem aguardar o socorro dentro do veículo, sem tocar as partes metálicas”, orienta Luiz.
Já as pessoas que presenciarem o acidente precisam manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa (0800 70 10 326), que farão o socorro de maneira adequada.