Em campanha, CCZ de Prudente imuniza 9,2 mil cães e gatos contra raiva

Iniciada no dia 30 de julho, ação de vacinação segue até o dia 5 de setembro; meta do órgão é que 20 mil animais recebam dose

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 17/08/2018
Horário 07:33
Marcio Oliveira - Animais podem ser vacinados em plantões do CCZ realizados em bairros, ou na própria sede do órgão
Marcio Oliveira - Animais podem ser vacinados em plantões do CCZ realizados em bairros, ou na própria sede do órgão

Ter um animal de estimação em casa também requer cuidados. E entre as doenças que a falta de vacinação pode acarretar, por exemplo, está a raiva. Pensando nisso, desde o dia 30 de julho o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente realiza a Campanha de Vacinação Contra a Raiva. De lá pra cá, 9.232 cães e gatos já foram imunizados, levando em conta o último balanço da pasta, feito na terça-feira. Com pouco mais de duas semanas de trabalho, quase 50% da meta foi atingida, uma vez que a previsão é promover 20 mil imunizações.

De forma mais detalhada, o gerente e médico veterinário do CCZ, João Henrique de Carvalho Leite, explica que os números referem-se aos trabalhos feitos em externa com plantões, bem como na própria sede do órgão. Ao todo, foram 9.079 animais vacinados no postos de vacinação que percorrem os bairros de Prudente diariamente, e mais 153 no CCZ. “Não importa o lugar, mas sim que os donos desses animais procurem a imunização”, observa.

A meta de vacinação, assim como em 2017, é de vacinar 20 mil cães e gatos. “Com isso, atrelado à quantia informada pelas clínicas particulares, ao longo do ano são cerca de 50 mil animais imunizados, o que representa quase 100% da população animal existente na cidade”, completa João Henrique. O médico veterinário ainda menciona as dificuldades enfrentadas em alguns dias de campanha, devido à chuva, mas garante que não há o risco de não chegar ao número previsto. Basta a população ajudar.

A junção de forças traduz no status atual, que é o não registro de casos em Prudente nos últimos anos. “A situação é essa, e só chegou nesse patamar por conta da imunização dos animais. Então, é importante que a vacinação ocorra, em vista da manutenção do cenário sem diagnósticos”, frisa José Henrique. A campanha vai até o dia 5 de setembro.

Sintomas

Se a vacinação não ocorre, a chance de contrair a doença é maior. A identificação da patologia pode ser feita através dos sintomas, que, de acordo com o médico veterinário, trata-se de alterações comportamentais, no qual o animal se torna mais agressivo; tem medo de água; se aloja em locais mais escuros e escondidos; entre outros. “Em estágio mais avançado, o bicho não consegue nem se locomover, com o risco de ir a óbito”, ressalta.

PLANTÕES

Até o dia 5 de setembro, as equipes de plantões do CCZ vão percorrer bairros de Prudente com postos de vacinação. Além disso, ao longo de todo o ano, a imunização também pode ser feita na sede do órgão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, localizada na Rua Presidente Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco. Confira os próximos locais com plantões:

Hoje

- Das 9h às 16h, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta;

- Das 9h às 12h, no Residencial Green Vile;

- Das 13h às 16h, no Residencial Jardim.

Amanhã

- Das 9h às 16h, no PUM (Parque de Uso Múltiplo);

- Das 9h às 12h, no Residencial Servantes II;

- Das 13h às 16h, no Jardim Itaipu.

Fonte: CCZ

Publicidade

Veja também