Os panetones, símbolo clássico do Natal, já estão nas prateleiras dos supermercados de Presidente Prudente e região. Mesmo faltando mais de um mês para o Natal, é comum encontrar corredores repletos de embalagens coloridas, aromas irresistíveis e uma grande variedade de sabores.
Mas, essa antecipação das vendas começou em alguns supermercados bem antes e tem se tornado uma estratégia das empresas para aproveitar o clima natalino, que começa cada vez mais cedo. Muitos consumidores aproveitam para matar a saudade do sabor típico da época.
No Supermercados Nagai, de Presidente Prudente, os panetones e chocotones chegaram em agosto. “Os panetones industrializados chegaram em agosto, porém, os de fabricação própria temos o ano inteiro”, afirma Jair de Souza, gerente de compras do Supermercados Nagai.
Jair explica que a venda dos produtos aumenta mesmo a partir da segunda quinzena de novembro e vai até o final do ano. “Estamos estimando um crescimento na média de 10% referente às compras, pois elas variam de acordo com a venda do ano anterior”.
Em relação aos preços dos produtos, Jair diz que teve um leve aumento de 5%. Para este ano, a compra de panetones e chocotones foi uma média de 9 mil unidades.
No Supermercado Econômico, em Pirapozinho, os panetones e chocotones estão lá o ano todo. Segundo o proprietário Felipe Bomediano, existe uma maior procura na Páscoa e agora no final do ano. “Desde outubro já aumentamos a produção, incluindo os panetones trufados. Temos um aumento na procura em todos os tipos, mas o ponto forte mesmo é início de dezembro”.
Felipe estima um aumento em torno de 10%. “Costumamos aumentar cerca de 10% a venda todos os anos, essa é a meta para este ano também. Reajustamos em torno de 15% o preço da venda, principalmente por conta do aumento no preço dos insumos”.
A meta é vender 3 mil unidades neste período que antecede o Natal, de acordo com Felipe. “É o produto natalino mais vendido nesta época, sendo 60% a venda de panetones, e 40% de chocotones”.
Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o panetone, inegavelmente, tem um consumo sazonal no Natal: é no início de dezembro que as vendas disparam. No entanto, o produto vem ganhando espaço ao longo de todo o ano, consolidando-se como um item presente na rotina do consumidor.
De acordo com levantamento da Apas, o volume de vendas do produto registrou aumento de cerca de 12% em 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado reforça a consolidação do panetone como um item impulsionado tanto pelo aumento da renda quanto pela diversificação dos hábitos alimentares, que hoje vão além das tradições natalinas.
A Apas destaca que a categoria é observada de forma agregada, sem distinção entre panetone e chocotone — ambos seguem em expansão no mercado. Com a chegada do fim do ano, é natural que o consumo se intensifique em diversas categorias. Além dos produtos típicos da cesta natalina, como panetones e espumantes, há também um aumento significativo na compra de carnes bovinas, suínas e de itens para churrasco, refletindo o aquecimento do consumo das famílias durante o período de celebrações.
Cedida

Supermercados Econômico em Pirapozinho aposta também na fabricação própria de panetones