Em clima de Natal, panetones e chocotones ocupam prateleiras de supermercados

Alguns produtos já estão à venda desde o mês de agosto e, segundo os mercados, a procura vem aumentando desde outubro

REGIÃO - Cassia Motta

Data 19/11/2025
Horário 06:59
Foto: Cedida
Supermercados Nagai de Prudente oferece panetones desde agosto
Supermercados Nagai de Prudente oferece panetones desde agosto

Os panetones, símbolo clássico do Natal, já estão nas prateleiras dos supermercados de Presidente Prudente e região. Mesmo faltando mais de um mês para o Natal, é comum encontrar corredores repletos de embalagens coloridas, aromas irresistíveis e uma grande variedade de sabores. 

Mas, essa antecipação das vendas começou em alguns supermercados bem antes e tem se tornado uma estratégia das empresas para aproveitar o clima natalino, que começa cada vez mais cedo. Muitos consumidores aproveitam para matar a saudade do sabor típico da época.

No Supermercados Nagai, de Presidente Prudente, os panetones e chocotones chegaram em agosto. “Os panetones industrializados chegaram em agosto, porém, os de fabricação própria temos o ano inteiro”, afirma Jair de Souza, gerente de compras do Supermercados Nagai.

Jair explica que a venda dos produtos aumenta mesmo a partir da segunda quinzena de novembro e vai até o final do ano. “Estamos estimando um crescimento na média de 10% referente às compras, pois elas variam de acordo com a venda do ano anterior”.

Em relação aos preços dos produtos, Jair diz que teve um leve aumento de 5%. Para este ano, a compra de panetones e chocotones foi uma média de 9 mil unidades.

Aumento na procura

No Supermercado Econômico, em Pirapozinho, os panetones e chocotones estão lá o ano todo. Segundo o proprietário Felipe Bomediano, existe uma maior procura na Páscoa e agora no final do ano. “Desde outubro já aumentamos a produção, incluindo os panetones trufados. Temos um aumento na procura em todos os tipos, mas o ponto forte mesmo é início de dezembro”.

Felipe estima um aumento em torno de 10%. “Costumamos aumentar cerca de 10% a venda todos os anos, essa é a meta para este ano também. Reajustamos em torno de 15% o preço da venda, principalmente por conta do aumento no preço dos insumos”.

A meta é vender 3 mil unidades neste período que antecede o Natal, de acordo com Felipe. “É o produto natalino mais vendido nesta época, sendo 60% a venda de panetones, e 40% de chocotones”.

Apas

Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o panetone, inegavelmente, tem um consumo sazonal no Natal: é no início de dezembro que as vendas disparam. No entanto, o produto vem ganhando espaço ao longo de todo o ano, consolidando-se como um item presente na rotina do consumidor.

De acordo com levantamento da Apas, o volume de vendas do produto registrou aumento de cerca de 12% em 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado reforça a consolidação do panetone como um item impulsionado tanto pelo aumento da renda quanto pela diversificação dos hábitos alimentares, que hoje vão além das tradições natalinas. 

A Apas destaca que a categoria é observada de forma agregada, sem distinção entre panetone e chocotone — ambos seguem em expansão no mercado. Com a chegada do fim do ano, é natural que o consumo se intensifique em diversas categorias. Além dos produtos típicos da cesta natalina, como panetones e espumantes, há também um aumento significativo na compra de carnes bovinas, suínas e de itens para churrasco, refletindo o aquecimento do consumo das famílias durante o período de celebrações. 

Cedida


Supermercados Econômico em Pirapozinho aposta também na fabricação própria de panetones

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