A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), informa que começou na última semana a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2026. Os Correios serão responsáveis pela entrega dos 149.087 talões emitidos neste ano e que chegarão às residências dos contribuintes nas próximas semanas, em todos os bairros da cidade, além de outros municípios do país, de acordo com o endereço cadastrado pelo dono do imóvel. A estimativa de arrecadação para 2026 é de R$ 79.523.000.
A previsão é de que todos os carnês sejam entregues até 31 de janeiro de 2026.
Já os vencimentos desses talões serão de 10 a 28 de fevereiro, conforme o endereço do imóvel e para não sobrecarregar o sistema bancário, com possibilidade de pagamento em parcela única ou parcelamento em até 10 vezes. A quantidade de parcelas varia de acordo com o valor do imposto.
As agências bancárias credenciadas para o pagamento são: Santander, Banco do Brasil, Caixa, Lotéricas, Itaú, Bradesco, Sicredi, Sicoob Paulista, além dos aplicativos de bancos. O pagamento da parcela única, à vista, garante ao contribuinte um desconto de 10% sobre o imposto.
Conforme os dados da Sefin, em 2025 foram emitidos 146.258 carnês. Neste ano, há 149.087 carnês a serem quitados, o que representa um aumento de 2.829 carnês.
Para os contribuintes que, por algum motivo, não receberem o carnê ou já quiserem efetuar o pagamento, mesmo antes do recebimento do talão, a segunda via está disponível no site da Prefeitura de Prudente (presidenteprudente.sp.gov.br/servicos/carne). No sistema, é possível emitir a cota única ou os boletos parcelados.