A Polícia Civil de Pirapozinho instaurou um inquérito policial para apurar a possível prática de crime de maus-tratos pelo tutor de dois cachorros que foram apreendidos nesta segunda-feira, em um imóvel residencial situado na Vila Ideal. Em atendimento a uma denúncia anônima, uma equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) se deparou com a residência em estado de abandono, na qual estavam os dois cães: um pitbull em situação de magreza extrema, múltiplos machucados pelo corpo e sinais de idade avançada, e um outro animal sem raça definida, demonstrando comportamento “assustado”.
“Foi verificado que havia um pote de água no quintal, porém inacessível ao animal mais debilitado, além da ausência total de alimentos ou embalagens de ração. O quintal estava tomado por fezes endurecidas e entulho, reforçando o cenário de negligência”, detalha a Polícia Civil.
Segundo o órgão, testemunhas relataram que uma vizinha teria ficado encarregada de alimentar os animais, uma vez que o tutor estaria ausente há cerca de 15 dias. A referida mulher, no entanto, não foi localizada no momento da diligência. “Diante da situação crítica e visando a segurança dos animais, ambos foram recolhidos e encaminhados à S.O.S. Animais para avaliação médico-veterinária e emissão de laudo técnico para futura responsabilização penal. A Vigilância Sanitária também será acionada para providências cabíveis”, ressalta o órgão.