Em Prudente, 52,1 mil eleitores deixam de justificar ausência no 1º turno

Até a quinta-feira, prazo máximo para realizar o procedimento, TRE-SP recebeu 5.559 formulários, o que representa 9,62% do todo

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 16/01/2021
Horário 09:15
Foto: TRE-SP
Três ausências seguidas e não justificadas geram cancelamento do título de eleitor
Três ausências seguidas e não justificadas geram cancelamento do título de eleitor

Terminou ontem o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais de 2020 justificarem o porquê da ausência às urnas. Em Presidente Prudente, em que houve somente o primeiro turno, o número de abstenções foi recorde e chegou a 57.756 eleitores. Isto significa que a mesma quantidade deveria realizar o procedimento de justificativa, contudo, conforme dados do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), somente 5.559 pessoas procuraram a regularização, o que representa 9,62% do todo.
A situação coloca 52.197 eleitores de Prudente em débito com a Justiça Eleitoral. E, diante disso, o Tribunal explica que o primeiro passo para a regularização é confirmar se há realmente uma pendência, o que pode ser feito no site do TRE-SP. “Então, deve-se emitir a guia de multa e quitar a guia GRU no Banco do Brasil. Após, é necessário aguardar a identificação do pagamento e processamento pela zona eleitoral onde estiver inscrito o eleitor. A partir de então, estará regular quanto ao débito pago”, completa.
Cabe lembrar que, uma vez que o eleitor tenha incorrido em três ausências seguidas e injustificadas à eleição, seu título de eleitor é cancelado perante a Justiça Eleitoral. E, nesse caso, ainda de acordo com o TRE-SP, além de quitar as multas devidas, “o cidadão deverá requerer a operação de revisão ou transferência de domicílio, se for o caso, para regularizar a sua situação”.

Ausência ao segundo turno

Agora, no caso dos municípios em que houve segundo turno, e a ausência às urnas ocorreu somente no segundo turno, ainda é possível realizar a justificativa pelo Sistema Justifica, no site do próprio TRE-SP, ou no aplicativo e-Título. “Deve-se informar os dados pessoais conforme os constantes do título eleitoral, declarar o motivo da ausência e anexar um documento comprobatório”, orienta o Tribunal. O prazo se encerra no dia 28 de janeiro.

SAIBA MAIS
Presidente Prudente é composta por duas ZEs (Zona Eleitoral) que atende os eleitores prudentinos. De forma detalhada, das 57.756 pessoas que não compareceram às urnas, 27.904 pertencem à 101ª ZE. E, deste número, do dia 15 de novembro até quinta-feira, foram apresentadas 2.504 justificativas. Já na 402ª ZE, 3.005 justificaram, dos 29.852 que se ausentaram.

ELEIÇÕES 2020 EM PRUDENTE

Eleitores aptos
178.309

Comparecimento (67,61%)
120.553

Abstenções (32,39%)
57.756

Justificativas (9,62%)
5.559

Veja também