Em Prudente, doação de leite materno supre 60% da demanda

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 20/05/2017
Horário 11:15

Exemplos de amor ao próximo, mamães que doam seu leite materno excedente foram homenageadas ontem, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, em um chá promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio do BLH (Banco de Leite Humano). De acordo com a coordenadora do órgão, Juliana Santiago, o serviço conta com 75 mães doadoras de leite materno cadastradas, que atendem atualmente 80 prematuros. No entanto, a quantidade ainda é baixa, visto que supre apenas 60% da necessidade, para qual seriam necessárias 120 doadoras.

Jornal O Imparcial Aline doa seu leite excedente desde o nascimento da filha

Ontem, no auditório da Casa do Aprendiz Cidadão, as doadoras presentes foram certificadas pelo BLH e acompanharam palestras ministradas por fonoaudióloga e psicóloga do Banco de Leite, que abordaram o tema "Desenvolvimento Infantil". Conforme Juliana, a programação alusiva à data, desenvolvida durante todo o mês, também incluiu orientações nos Grupos de Gestantes e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no que diz respeito à conscientização sobre a importância de doar o produto excedente.

"Deus privilegiou a mulher, não só no que diz respeito à possibilidade de gerar uma vida, mas do próprio organismo dela gerar e sustentar essa vida. E, tão importante quanto gerar e sustentar essa vida que ela gerou é poder permitir que outras vidas possam ser sustentadas", diz o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto. "Quantas mães não têm a oportunidade de amamentar seus filhos? Então, aquela que tem essa possibilidade ainda pode preservar a vida de outro bebê, cuja mãe não teve a mesma oportunidade. Essa ação é digna do nosso respeito e da nossa consideração", complementa.

Amor dividido

Mãe da Anna Laura, de 2 meses, Aline Ishiki, 31 anos, está doando seu leite excedente desde o quinto dia após o nascimento da filha. Conta que a ideia surgiu depois que teve que jogar fora parte do material que coletava com uma bomba elétrica. Como teve dificuldade em amamentar na primeira gravidez, lembrou da possibilidade de doar. "Entrei em contato e, depois dos exames, recebi o frasco. A partir de então, uma vez por semana o pessoal passa em casa para retirar o leite. É bem gratificante poder ajudar outras pessoas. A sensação é muito boa", comenta.

Como doar

Juliana explica que qualquer mãe que esteja em boa saúde e esteja amamentando pode doar seu leite materno excedente. Para isso, ela deve ligar no Banco de Leite e uma equipe irá até a sua residência para realizar exames e deixar os frascos a serem preenchidos com o alimento. Quando uma garrafa está completa, esta dever ser guardada no congelador, sendo que algum funcionário do BLH vai buscá-la.

O Banco de Leite fica na Avenida Washington Luiz, 112 (esquina com a Avenida Brasil). O serviço funciona dentro do Palácio da Saúde. O telefone para informações é o 3226-3430.

Publicidade

Veja também