Em referência ao Curupira, Polícia Ambiental intensifica proteção das florestas no Estado 

Nesta segunda-feira, corporação dá início à Operação Guardião das Florestas, com o objetivo de fortalecer a proteção e preservação das riquezas naturais de São Paulo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/07/2023
Horário 08:12
Foto: Arquivo
Operação abrangerá diversas ações voltadas à conservação da vegetação nativa, fiscalização de áreas degradadas e combate a atividades ilegais que ameaçam meio ambiente
Operação abrangerá diversas ações voltadas à conservação da vegetação nativa, fiscalização de áreas degradadas e combate a atividades ilegais que ameaçam meio ambiente

A partir desta segunda-feira, dia 17 de julho, data estabelecida como o "Dia do Guardião das Florestas” pela Lei 0-A/1970, a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo dá início à Operação Guardião das Florestas, com o objetivo de fortalecer a proteção e preservação das riquezas naturais do Estado. 

De acordo com a corporação, a ação ocorre até o dia 18, abrangendo diversas ações voltadas para a conservação da vegetação nativa, fiscalização de áreas degradadas e combate a atividades ilegais que ameaçam o meio ambiente.

A data do "Dia do Guardião das Florestas" é uma homenagem a um conhecido personagem do folclore brasileiro, o Curupira, símbolo estadual de guardião das florestas e dos animais que nela vivem. Ao longo dos anos, essa data ganhou ainda mais relevância, tornando-se também o "Dia de Proteção das Florestas", com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância desses ecossistemas.

Sem florestas, sem vida

As florestas desempenham um papel fundamental na vida humana, fornecendo recursos essenciais como alimentos, além de atuarem como reguladoras do microclima e abrigarem uma rica diversidade de fauna e flora. Para garantir a preservação desses ambientes e combater crimes ambientais, o policial militar ambiental desempenha um papel crucial como um verdadeiro Guardião das Florestas, impedindo a devastação e protegendo nossa biodiversidade.

Nesse contexto, a "Operação Guardião das Florestas" visa à preservação da vegetação nativa no Estado de São Paulo, verificando a regeneração de áreas que sofreram interferência da ação humana, prevenindo incêndios causados por balões, combatendo o comércio ilegal de madeiras nativas e apoiando a “Operação SP Sem Fogo’, que busca combater os focos de incêndio nas áreas florestais.

Durante a operação, serão realizadas ações de monitoramento das coberturas vegetais, fiscalização de pátios madeireiros e combate às fábricas clandestinas de balões, além da identificação e combate a focos de incêndio em vegetação nativa. Todas as atividades serão conduzidas de maneira planejada, sistêmica e inteligente, contando com o apoio de equipes operacionais especializadas e tecnologias de monitoramento via satélite.

Publicidade

Veja também