Em Teodoro Sampaio, homem abandona cão com leishmaniose e é autuado em R$ 3 mil 

Policiais ambientais encontraram animal em condições precárias, sem alimentação e sem água; cão estava com ferimentos cutâneos e após exame foi constatada doença

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/12/2023
Horário 11:13
Foto: Polícia Ambiental
Cachorro foi recolhido à vigilância para outros procedimentos veterinários
Cachorro foi recolhido à vigilância para outros procedimentos veterinários

 Nesta sexta-feira, em Teodoro Sampaio, um homem de 46 anos foi autuado em R$ 3 mil por abandonar um cachorro da raça pitbull com leishmaniose. Ele responderá criminalmente pelo ato de maus-tratos contra o cão enfermo. 

Após denúncia de maus-tratos, uma equipe da Polícia Ambiental foi até uma casa no Bairro da Estação constatar a situação. Por lá, os policiais ambientais encontraram o cão em condições precárias, sem alimentação e sem água. Além disso, o animal estava com ferimentos cutâneos e aparentes sintomas de leishmaniose. 

A Vigilância Sanitária foi acionada e precisou sedar o pitbull por conta da agressividade do animal. Os agentes do órgão colheram amostra sanguínea do cão e constataram a doença. O cachorro foi recolhido à vigilância para outros procedimentos veterinários. 

O tutor do animal recebeu um auto de infração ambiental por praticar ato de maus-tratos contra animal doméstico. Na esfera criminal, a ocorrência será encaminhada via ofício à delegacia de polícia do município, por infringir “in tese” o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98.
 

Publicidade

Veja também