Em visita, secretário fomenta turismo na região

Anhumas, Martinópolis e Rancharia estão no cronograma de viagem de Laércio Benko; ele virá à região no domingo

REGIÃO - ANNE ABE

Data 23/06/2017
Horário 12:13

Com o intuito de fomentar o turismo regional, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, visitará diversos municípios do centro e oeste paulista, entre hoje e domingo, para ressaltar a importância do segmento para as cidades, principalmente em relação à geração de empregos e renda aos moradores. Entre os locais presentes no cronograma de viagem do secretario, encontram-se três cidades da região, sendo elas: Anhumas, Martinópolis e Rancharia.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da secretaria, Laércio irá apresentar de que maneira a atividade turística é relevante para o desenvolvimento socioeconômico das regiões e apresentará as novidades do setor. Uma delas é a lei que prevê a transformação das cidades em MIT (Município de Interesse Turístico). "Uma vez elevada à condição de MIT, a cidade pode apresentar projetos para conseguir verbas para a construção de obras que favoreçam o turismo, como hoje ocorre com as estâncias turísticas", revela Laércio.

Na região, a primeira parada do secretário será a cidade de Rancharia, onde será recepcionado no domingo, às 19h, na Câmara Municipal. Na sequência, Laércio irá para Martinópolis, que foi a única da região que conquistou o selo de MIT, no mês anterior, tendo como pontos turísticos a Igreja Matriz Santa Bibiana e o balneário Represa Laranja Doce. Segundo André Luís Naufal, diretor de Cultura e Turismo da cidade, na visita serão explicados todos os benefícios de terem conquistado essa marca, que também colabora com o desenvolvimento socioeconômico, ao ajudar no desenvolvimento do turismo local, que fomenta o comércio e a geração de empregos. “Esperamos fortalecer nossos laços para que possamos ter uma boa relação entre o município e a secretaria do Estado, a fim de aplicarmos a verba de forma correta e dentro da legalidade”, expõe.

Por último, Anhumas será a última parada do secretário, que será recepcionado no Salão Paroquial da Matriz Santa Luzia, Praça João Kivilus, centro. Para o secretário de Administração, Robson Mariano, a visita irá fortalecer as relações e ainda promover o turismo da cidade, apresentar projetos e propostas de repasse de verbas para investir na área. “A recepção será simples, com apenas um jantar para promover a despedida da região. Com a visita vamos tentar trazer melhorias para a cidade e, principalmente, protocolar a petição inicial de declaração de interesse da cidade em se tornar um MIT, pois a verba disponibilizada de, aproximadamente, R$ 500 mil por ano, ajudará no desenvolvimento do turismo local,”, declara.

Vale lembrar que, desde a implantação da lei, foram disponibilizadas 140 vagas para municípios se tornarem MIT e apenas 20 foram preenchidas. Qualquer cidade pode requerer o título, desde que cumpra com alguns critérios exigidos, como possuir o Conselho Municipal de Turismo, serviços médicos emergenciais, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança, de informação e receptivo turísticos, plano diretor de turismo, além de expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

Publicidade

Veja também