Embora favoreça economia, Black Friday deve ser aproveitada com cautela

EDITORIAL -

Data 26/11/2021
Horário 04:15

É muito provável que você, leitor, tenha acordado hoje disposto a conhecer quais são as ofertas da Black Friday. Afinal de contas, este pode ser um bom momento para adquirir algum eletrodoméstico necessário, alguma mobília em falta, um livro ou uma peça de roupa cobiçada ou simplesmente produtos de supermercado. A data, importada dos Estados Unidos, já virou uma tradição brasileira e representa um dia importante para o varejo, considerando que ocorre a disparada das vendas.
Disparada, aliás, muito bem-vinda para os setores da economia, sobretudo após a revogação das medidas restritivas contra a Covid-19, o que permitiu que as empresas voltassem a operar sem a sombra de uma possível interrupção das atividades e com a chance de minimizar os prejuízos depois um período difícil devido à pandemia. Este é o momento de ampliarem o estoque, receberem mais consumidores em suas lojas e garantir o aumento no faturamento, ganhando a oportunidade de fechar o ano em uma situação bem melhor do que aquela em que começaram.
A Black Friday é, portanto, o ponto de partida para as vendas de fim de ano – o aquecimento que propicia um cenário mais otimista para o empresariado. E tem um retorno positivo para o consumidor, que ganha a chance de conseguir um produto que estava precisando por um preço mais generoso. No entanto, é fundamental que os cidadãos tenham cautela no decorrer deste dia, pois o show de descontos pode gerar uma impulsividade que torna o cliente mais suscetível a golpes e propagandas falsas.
A cautela não deve ser restrita aos cuidados na hora de consultar os preços e adquirir os produtos, mas se estender ao planejamento financeiro. O país ainda atravessa uma crise econômica que afeta o orçamento das famílias e o mercado de trabalho, de modo que o controle de gastos é fundamental para que os consumidores não terminem o ano no vermelho. Quem for aproveitar a Black Friday deve estabelecer suas prioridades, elegendo um limite para que a renda não fique comprometida no final do dia. É crucial que os consumidores não se deixem influenciar pela infinidade de promoções, a fim de que não se tornem alvos do endividamento.
Se houver equilíbrio, certamente a Black Friday será um dia vantajoso para ambas as partes: empresa e consumidor!
 

Publicidade

Veja também