Kits de uso emergencial foram entregues na manhã desta terça-feira pela Defesa Civil a membros de três famílias de Presidente Venceslau que ficaram desalojadas após um temporal atingir o município durante a madrugada. Elas foram abrigadas em casas de parentes. A forte chuva provou quedas de árvores, pontos de alagamentos e o desabamento parcial de uma residência.
“Não houve registro de vítimas. Equipes da Defesa Civil permanecem em campo realizando o levantamento dos dados e prestando auxílio aos munícipes afetados”, pontua a Defesa Civil Estadual.
A Prefeitura suspendeu nesta terça-feira os atendimentos do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), localizado na Rua Fortuna, no Jardim Esperança. “A medida visa garantir a segurança dos usuários e servidores”, anunciou a administração municipal, que não detalhou os estragos registrados no local.

Foto: Reprodução/redes sociais
Em Venceslau, forte chuva provou quedas de árvores, alagamentos e desabamento parcial de residência

Fotos: Prefeitura de Venceslau
Kits de uso emergencial foram entregues na manhã desta terça-feira pela Defesa Civil durante vistorias

Situação de emergência
Assim como Piquerobi e Presidente Epitácio, agora Pacaembu decretou situação de emergência em decorrências dos estragos provocados pela tempestade de domingo. Os bairros Jardim Marajá e Monte Líbano, conforme a Defesa Civil Estadual, tiveram vias alagadas, quatro residências invadidas pelas águas, felizmente, sem necessidade de remoção dos moradores. “Nos bairros Centro, Esplanada, Conjunto Habitacional Nosso Teto e área rural, cerca de 15 residências ficaram parcialmente destelhadas. O muro de uma escola no bairro Vila Peres desabou. Não houve vítimas, desabrigados ou desalojados”, ressalta o órgão.
Segundo o Executivo, as chuvas intensas e ventos fortes causaram alagamentos, quedas de árvores, postes e fiação elétrica. Além das casas destelhadas, muros foram derrubados e prédios públicos foram danificados, incluindo escolas municipais.
“Em poucos minutos, vários bairros foram atingidos, deixando famílias desalojadas e ruas interditadas. As Defesas Civis Municipal e Estadual já foram acionadas e acompanham de perto a situação. Todas as equipes da Prefeitura estão mobilizadas, trabalhando nas ruas para garantir a segurança das pessoas, prestar atendimento às famílias afetadas e iniciar a reconstrução da cidade”, ressalta o município.
“Diante da gravidade dos estragos, o prefeito decretou Situação de Emergência. O que isso significa na prática? Com o decreto, o município pode agir com mais rapidez, realizando compras, serviços e obras emergenciais, além de autorizar apoio voluntário e campanhas de ajuda, sempre com foco em proteger vidas e restabelecer a normalidade”, salientou a Prefeitura.
“Este é um momento difícil, que exige união, solidariedade e força. Pacaembu já superou outros desafios e, mais uma vez, vai se reerguer. Juntos, vamos reconstruir nossa cidade”, finalizou a administração municipal.

Fotos: Reprodução/Prefeitura de Pacaembu
Em Pacaembu, 15 residências ficaram parcialmente destelhadas, houve quedas de árvores e muro de escola desabou
