Empresa desiste de empreendimento no bairro Timburi

Estre, que buscava a criação de um centro de gerenciamento de resíduos em Prudente, pediu arquivamento de processo na Cetesb e MPF

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/01/2019
Horário 09:25
Arquivo - Espaço no Timburi seria destinado para construção de centro de gerenciamento de resíduos
Arquivo - Espaço no Timburi seria destinado para construção de centro de gerenciamento de resíduos

A reportagem teve acesso a dois documentos que dizem respeito ao bairro rural Timburi, em Presidente Prudente, e retratam um pedido de arquivamento do processo de licenciamento junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) da área que seria destinada à construção de um CGR (centro de gerenciamento de resíduos), na cidade, e do pedido de arquivamento de um inquérito civil por parte do MPF (Ministério Público Federal), já que a Estre, ao que tudo indica, teria desistido do empreendimento. Vale lembrar que a medida pode estar ligada à audiência pública realizada no dia 11 de janeiro e que aprovou o envio de um projeto de lei que dispõe sobre a criação de uma APA (área de proteção ambiental) no bairro, para posterior encaminhamento ao prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB).

O primeiro documento que a reportagem teve acesso foi destinado à Cetesb, e trata da solicitação de arquivamento de processo de licenciamento do centro de gerenciamento de resíduos em Prudente. “[a Estre] vem por meio desta informar que não há mais interesse da empresa em prosseguir com o processo de licenciamento e solicitamos o seu encerramento”. O segundo, encaminhado ao MPF, expõe que “diante tal desistência, a empresa requer ainda que seja promovido o arquivamento do inquérito civil frente ao exaurimento do objeto da apuração pelo Ministério Público Federal e à inexistência de fundamento para propositura de ação civil pública”. O MPF, no entanto, informa que “ainda há outras diligências para finalizar a investigação, e assim que concluídas, será examinado o requerimento da empresa”.

A medida pode estar ligada à audiência pública que trata da criação da área de proteção ambiental no bairro Timburi, sendo que na ocasião, no início do ano, a Prefeitura afirmou que a iniciativa do projeto visava garantir o uso sustentável dos recursos naturais e preservar os recursos hídricos e do solo no bairro, como futuramente em demais localidades, medida que tem foco ainda na preservação do valor histórico e cultural do Timburi.

A reportagem procurou a Estre para se manifestar sobre os pedidos, mas a empresa informou não querer se posicionar sobre o caso.

Publicidade

Veja também