Empresa realiza testes de equipamentos de descarga em usinas

Procedimento teve início hoje e segue até o dia 24, com objetivo de assegurar as condições ideais de operação no período chuvoso

REGIÃO - Da Redação

Data 05/10/2018
Horário 17:46

Escoar a água de reservatórios hidrelétricos é um procedimento normal e necessário para controle de nível no período chuvoso. Para verificar os órgãos de descarga (vertedouros, dutos e comportas) das usinas e garantir que eles estão funcionando adequadamente, a CTG Brasil deu início hoje, a testes e inspeções nas usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas II, Canoas I, Capivara, Taquarucu e Rosana, todas no Rio Paranapanema. Por isso, nesse período - a ação segue até o dia 24 -, pode haver abertura das comportas.

“É uma preparação importante que antecede o período das chuvas, que vai de novembro a abril. O objetivo é assegurar que os mecanismos e sistemas de descarga das usinas estejam em condições ideais de operação, para quando precisarem ser ativados”, explica o vice-presidente de Geração da CTG Brasil, Evandro Vasconcelos.

Ainda no período que antecede a estação chuvosa, a CTG Brasil promoverá reuniões em municípios vizinhos às usinas do Paranapanema para expor a operação das hidrelétricas e reservatórios e explicar o SOSEm (Sistema de Operação em Situação de Emergência), um conjunto de normas e procedimentos de operação e de manutenção para os períodos de secas e de cheias.

Serviço

Para atender os moradores da Bacia do Paranapanema, a CTG Brasil disponibiliza o canal Telecheia (0800-770 2428), um atendimento telefônico que funciona todos os dias, 24 horas, com informações sobre as vazões do Rio Paranapanema.

Com AI da CTG Brasil

Publicidade

Veja também