Encontro em Venceslau debate ações à primeira infância

Luiz Antônio Miguel Ferreira, representante do Instituto Fabris Ferreira, participou de reunião com membros da Prefeitura venceslauense

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/07/2022
Horário 06:25
Foto: Prefeitura de Venceslau
Reunião realizada na manhã desta segunda-feira envolveu secretários municipais 
Reunião realizada na manhã desta segunda-feira envolveu secretários municipais 

A Prefeitura de Presidente Venceslau recebeu, na manhã desta segunda-feira (4), reunião envolvendo secretários municipais, a prefeita Barbara Vilches (PV), e Luiz Antonio Miguel Ferreira, representante do Instituto Fabris Ferreira. Na ocasião, o tema “Primeira Infância” esteve em pauta, com a discussão de políticas públicas voltadas ao atendimento desta faixa etária em especial.
Foi discutida a criação de uma lei para implementação do comitê intersetorial para discussões relacionadas à primeira infância. A iniciativa seria o pontapé inicial para a implementação de ações voltadas às crianças, como a criação de ambientes lúdicos e atividades que envolvam as áreas de saúde, educação, esportes e bem-estar em geral.
A discussão para um Plano Municipal e as ações que surgirem com seus desdobramentos, segundo Luiz Antônio, podem envolver também crianças. Exemplos de como o trabalho foi realizado em outros municípios do Brasil e de São Paulo foram exibidos em uma apresentação aos secretários e servidores.
O representante exibiu ainda dados relacionados à educação e saúde, envolvendo integrantes da primeira infância e suas famílias. Pesquisas de opinião e trabalhos científicos foram mostrados, como forma de ilustrar situações que estão no imaginário do público e o que de fato acontece.

Primeira infância

Pontos positivos de uma lei voltada para a primeira infância também foram debatidos, como a preocupação da sociedade com o futuro, importância dos primeiros anos de vida da criança para seu desenvolvimento e melhoria na igualdade de oportunidades.
Segundo Bárbara Vilches, a participação expressiva dos secretários nesta reunião faz parte da intenção de viabilizar este projeto para o município, como forma de envolver todos os setores na implementação das ações. "Nós queremos que Presidente Venceslau seja uma referência na educação e não apenas a cidade dos presídios", comentou a prefeita.

SAIBA MAIS
Participaram do encontro os seguintes secretários: André Pelegrino (Esportes, Recreação e Turismo), Lianir Aguillar (Saúde), Luiz Eduardo de Castro Silva (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), Aparecido de Melo (Educação e Cultura), Silvana Emerich (Finanças), Romário Ricelli (Administração), Mariana Erbella (Assistência Social), Mailton Estácio (Obras), Wesley Martins (Saneamento Básico) e Danilo Yago (Departamento Municipal de Trânsito). Integrantes da equipe gestora da Educação e coordenadoras do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também estiveram presentes.

 

Publicidade

Veja também