Encontro para troca de figurinhas da Copa movimenta colecionadores

Reunião em Prudente ocorre na Banca do Tênis aos sábados, das 9h às 18h, e na sede da Associação de Tênis de Mesa Oeste Paulista aos domingos, das 8h às 12h

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 21/09/2022
Horário 07:30
Foto: Sinomar Calmona
Banca do Tênis Clube fica na Avenida Washington Luiz, 1.871
Banca do Tênis Clube fica na Avenida Washington Luiz, 1.871

2022, o ano da Copa do Mundo do Catar. E já há duas décadas, nos meses que antecedem a competição, o proprietário da Banca do Tênis Clube, Reinaldo Sanches Goulart, realiza no local - Avenida Washington Luiz, 1.871 - o encontro das trocas de figurinhas do álbum da Copa. 
Neste ano, não é diferente. Mesmo com o mundial sendo realizado no final do ano, entre novembro e dezembro, por conta do clima mais ameno do inverno no desértico país da Península Arábica, a tradição da reunião entre colecionadores só cresce e movimenta centenas de pessoas ao longo das manhãs e tardes de sábados, entre as 9h e 18h.
“O fluxo de colecionadores é bem rotativo. Diria que no último sábado [17], tenha passado de 400 para mais pessoas”, pontua o dono da Banca do Tênis, entre um atendimento e outro. 

Aos domingos, em outro local

O álbum oficial da Panini para Copa do Mundo do Catar foi lançado em meados de agosto no mercado brasileiro e, de lá para cá, desde o início de setembro, aos sábados, o evento para troca de figurinhas vem acontecendo na Banca do Tênis Clube e, aos domingos, das 8h às 12h, na sede da Associação de Tênis de Mesa Oeste Paulista, na Rua Maria Dias Peixe, 24. “Está tendo um pessoal muito top também para fazer as trocas por lá. Criamos um espaço à parte com mesas de ping-pong montadas para deixar a criança à vontade”, revela. 
Mesmo com a alta, em relação à Copa de 2018, do preço do pacotinho com cinco figurinhas e do álbum, a demanda pelos itens é grande. É o que relata Reinaldo. “Tá [sic] sendo fantástico tanto a venda de figurinhas, quanto a venda de álbuns”, indica o comerciante, que argumenta sobre sábado ser o dia dos encontros para trocas na Banca do Tênis. 
“Os encontros normalmente acontecem aos sábados porque consigo fazer com maior tranquilidade sem atrapalhar o fluxo de carros e a logística do [Tênis] Clube. Por isso, aos domingos, consegui a parceria com o pessoal da Associação de Tênis de Mesa Oeste Paulista e está sendo muito bacana porque lá as crianças, além de trocar as figurinhas, têm o contato com um esporte olímpico”, frisa o comerciante. 

Desde 2002, ano do penta

Reinaldo conta que começou com o evento de trocas de figurinhas nos meses que antecederam a Copa do Mundo de 2002 da Coreia do Sul e do Japão, onde a seleção brasileira sagrou-se pentacampeã mundial. O começo, segundo o comerciante, foi tímido e com certas ressalvas. 
“Me recordo que na Copa de 2002, tentei apresentar este trabalho [com o encontro] em grandes shoppings da cidade, mas o pessoal me olhou de olho torto achando que não ia dar ninguém”, relembra Reinaldo. “Os primeiros encontros foram na própria banca, no salão do Tênis e na paróquia da Maristela”, conta, que complementa sobre o crescimento do encontro ao longo das Copas. “2006, 2010 e depois, passei a fazer os encontros para além da banca porque o local já não comportava tanta gente”, finaliza Reinaldo.

Sinomar Calmona

No último sábado, conforme Reinaldo, cerca de 400 pessoas ou mais passaram pelo local

Cedida/Reinaldo Sanches Goulart

Troca também acontece aos domingos, na sede da Associação de Tênis de Mesa Oeste Paulista

Publicidade

Veja também