O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, visitou a região de Presidente Prudente para reuniões empresariais com o objetivo de alavancar a economia local, de acordo com as vocações e potencialidades de cada município. Durante os encontros, foram apresentadas alternativas de crescimento da região e como o Estado pode atuar em conjunto com a iniciativa privada e demais setores, seja na atração de investimentos e novas empresas, qualificação profissional ou no oferecimento de linhas de crédito para a atividade empreendedora.
Segundo o secretário, o projeto dos “50 quilômetros”, que aposta na criação de pequenas e médias empresas no entorno de uma grande indústria, é uma opção, assim como agricultura cooperativada e turismo cultural e religioso na visão de negócio.
A proposta agora é organizar grupos de trabalho locais para que ações práticas de curto, médio e longo prazo possam ser viabilizadas em parceria com o empresariado local.
A região administrativa de Prudente possui 53 municípios, que ocupam quase 10% do território paulista, e tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 36,4 bilhões.
A agenda começou na quarta-feira com o encontro empresarial no município de Junqueirópolis, conhecido por ser um dos maiores produtores de acerola do Estado. Na sequência, foi a vez de Adamantina, a “joia da Alta Paulista”, que recebe diversos eventos culturais ao longo do ano. O município de Lucélia, chamado de “cidade da amizade” e com forte vocação no turismo e produção agrícola, foi outra cidade visitada. A agenda do dia se encerrou em Osvaldo Cruz, onde empresários e empreendedores locais conheceram o plano de desenvolvimento regional do governo do Estado.
Nessa quinta-feira, foram realizadas reuniões em outras três cidades: Presidente Bernardes, com expressiva atividade pecuária; Pirapozinho, cidade que conta com forte rede de serviços; e Mirante do Paranapanema, que possui um dos principais rios do Estado, já na divisa com o Paraná.
“Desde o início da gestão, o governador Tarcísio de Freitas [Republicanos] determinou que olhássemos para o Estado de São Paulo como se fosse um país, e é o que estamos fazendo. Criamos coalizões empresariais em todas as regiões, respeitando as vocações de cada uma delas, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento regional e gerar mais emprego e renda”, explicou Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Nesta sexta-feira, a agenda se encerrou na cidade de Regente Feijó, que conta com uma produção de ovos significativa. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, realizado no anfiteatro municipal.