O engenheiro, Antonio Grandizoli, apaixonado por corrida e movido pela fé, em conjunto com um grupo de amigos corredores da Equipe Top Run de Pirapozinho, está organizando um desafio diferente: correr 37 km (quilômetros) de Álvares Machado até o Santuário de Santo Expedito, no próximo dia 25 de maio (domingo), com saída às 5h. Inspirado pelas tradicionais caminhadas religiosas até o santuário, Grandizoli transformou a devoção em um novo formato de superação física e espiritual.
“Todo ano participo da caminhada para Santo Expedito, mas neste ano, por compromissos, não consegui. Como intensifiquei os treinos de corrida, tive a ideia de fazer o trajeto correndo”, conta.
Com um percurso de aproximadamente 36 a 37 km, a rota seguirá praticamente a mesma da tradicional caminhada, com cerca de 80% de estradas de terra e 20% de asfalto. O trajeto exigente será suavizado pelo apoio logístico: haverá carros de suporte, estrutura de staff e pontos de parada, caso algum participante precise descansar.
Apesar do entusiasmo, Grandizoli esclarece que o grupo está fechado para esta edição, devido à logística envolvida. “Divulgamos apenas internamente. Ainda não há estrutura para receber mais participantes, mas, se tudo correr bem, a ideia é organizar um evento aberto no próximo ano”, afirma.
O objetivo da equipe de corrida não é competição. A proposta é correr com leveza, em ritmo tranquilo, respeitando os limites de cada um. “Essa corrida tem um significado maior. Envolve fé, superação, saúde e amizade. Cada passo será uma entrega, um agradecimento, uma motivação pessoal”, diz Grandizoli.
A ideia, que começou de forma espontânea entre amigos, cresceu dentro da equipe que nomearam de Top Run de corredores locais e pode se transformar em um evento anual com foco no turismo esportivo e espiritual da região. “Se der certo, queremos transformar o Desafio da Fé em uma tradição organizada, aberta a todos”, completa o engenheiro.