Ensaio para a COP27

Faltando pouco mais de um mês para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), em Sharm El Sheikh, no Egito, o secretário-geral da ONU, António Guterres, cobrou das nações desenvolvidas maior compromisso com a ação para frear a crise climática. O secretário-geral participou de uma coletiva de imprensa onde falou com jornalistas sobre a expectativa para o evento e afirmou que o mundo precisa de clareza dos países do G20 sobre a entrega de 100 bilhões de dólares por ano para apoiar a ação climática. 
Citando eventos extremos ocorridos neste ano, como inundações, lamentou o atraso que a guerra na Ucrânia está provocando na pauta climática, e lembrou os impactos e o sofrimento causado pelos desastres climáticos que estão acontecendo agora e, por isso, as decisões devem ser tomadas imediatamente. 
Falou também sobre desastres naturais vistos nas últimas semanas, como o furacão Ian, na Flórida. Ele citou o caso como um exemplo do que deve ser tratado na próxima COP27, marcada para 6 a 18 de novembro, destacando que os ministros dos países participantes vão se reunir ainda esta semana em Kinshasa, na República Democrática do Congo, para debater os rumos da COP27. 
Para o secretário-geral, a reunião é “crucial”, sobretudo, após as catástrofes mais recentes em todo o mundo, que vão dos alagamentos às temperaturas recordes. Guterres contou que a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, discursou na abertura da pré-COP27. Ela afirmou que para manter as metas do Acordo de Paris vivas uma das principais questões deve ser o financiamento. 
Os líderes da ONU lembraram os compromissos feitos na COP26. Os países desenvolvidos prometeram dobrar o apoio à adaptação para 40 bilhões de dólares por ano até 2025. Além deste valor, o secretário-geral afirmou que o mundo precisa de clareza dos países desenvolvidos sobre a entrega de 100 bilhões de dólares por ano para apoiar a ação climática nos países em desenvolvimento. Para ele, além dos países desenvolvidos, bancos multilaterais também devem agir para levantar os fundos para mitigação, adaptação e resiliência.

Fonte: 
1)    https://brasil.un.org/pt-br/201987-cop27-secretario-geral-pede-compromisso-do-g20-com-acao-climatica;

 

Publicidade

Veja também