Ensinamentos de idosos para os jovens - parte 1

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 06/09/2023
Horário 05:00

À medida que envelhecemos vamos lembrando da nossa juventude, é claro que não podemos voltar, vamos pensando: “Quem me dera saber naquela época o que sei agora”. Podemos dar ensinamentos sábios aos jovens.
Primeiro ensinamento: Tudo é temporário
Não importa o quanto queiramos que algo dure para sempre, um dia tudo terminará. Quando somos jovens, é muito fácil pensar que tudo vai dar certo. Lembre-se de que você tem um tempo limitado para passar com seus pais, amigos e familiares. 
Segundo ensinamento: Pare de reclamar
Pare de reclamar do clima, do trânsito ou da qualidade da refeição. Ao se concentrar na gratidão, tudo se tornará significativamente melhor. 
Terceiro ensinamento: A vida não é justa
Alguém pode trapacear em sua caminhada para o sucesso. Não adianta ficar chateado com isso. Algumas vezes, as pessoas têm vantagens injustas. Tendo isso em mente, você pode evitar desperdiçar energia pensando em como as coisas são injustas. 
Quarto ensinamento: Viver sem medo
É inútil ter medo de tudo e deixar o medo nos impedir de fazer o que queremos. Na maioria das vezes, o medo está em nossas mentes. O medo pode te impedir de realizar coisas incríveis. A família sempre será mais importante do que os amigos.
Quinto ensinamento: Família importa mais do que amigos
Quando somos jovens, os nossos amigos significam tudo para nós. Mas no final das contas, sua família é quem te ama incondicionalmente. Amigos vêm e vão. Mas a sua família é para sempre.
Sexto ensinamento: Dinheiro não compra felicidade
O dinheiro pode ajudar com muitas coisas na vida. No entanto, o dinheiro não pode comprar amor. Não pode comprar amizades verdadeiras.
Sétimo ensinamento: Não tente mudar outras pessoas
Nunca espere que um relacionamento resolva os problemas de alguém. Não importa o quanto você ame alguém ou queira ‘consertá-lo’. Quem sabe seja você que precisa de mudança!
Oitavo ensinamento. Trate-se com amor e respeito
Comece por amar e respeitar a si mesmo. Lembre-se de amar a si mesmo, não importa o que aconteça. Então você deve amar a si próprio.
Nono ensinamento: Não viva como um sonâmbulo
Você realmente deve trabalhar fazendo o que você ama fazer. Lembre-se de aproveitar a vida em vez de deixá-la passar sem que você perceba. 
Decimo ensinamento: As pessoas não estão tão preocupadas com você quanto você pensa
Analise seus próprios pensamentos e veja o que está em sua mente a maior parte do tempo. Provavelmente 80 a 90% de seus pensamentos são sobre sua própria vida. 
 

Publicidade

Veja também