Entidade destina 66 cadeiras de rodas para pacientes de Tupi Paulista

Equipamentos serão disponibilizados a usuários do SUS com solicitação médica; Lumen et Fides já providenciou 2.342 unidades para moradores da região

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/06/2023
Horário 15:15
Foto: Lumen et Fides
Cadeiras foram destinadas sem qualquer custo para atender pacientes do município
Cadeiras foram destinadas sem qualquer custo para atender pacientes do município

Lumen et Fides, por meio do CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), referência em reabilitação física na região de Presidente Prudente, realizou nesta semana a entrega de 66 cadeiras de rodas, de banho e motorizadas para pacientes de Tupi Paulista. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, no Centro Comunitário “Antônia Moretti Gonçalves”.

Para conseguir o equipamento, o paciente deve ser usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e possuir solicitação médica. O município, por meio do pedido, entra em contato com o CER 2 para agendar a avaliação do paciente através do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Aqueles que estão acamados ou têm maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio.

Conforme a fisioterapeuta Larissa Borba, a avaliação é realizada para selecionar o modelo e os acessórios adequados para a cadeira, de acordo com a condição clínica e as medidas do paciente.

​Segundo o presidente da Lumen et Fides, Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli, a entidade já realizou a entrega de 2.342 cadeiras de rodas em cidades jurisdicionadas ao DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), sem qualquer custo para o paciente ou para o município, pois os equipamentos são custeados pelo Faec (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação), que é um recurso federal.

Ações de reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação, da Lumen, oferece e executa ações de reabilitação e habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem e serviço social, além de atendimento médico nas especialidades de ortopedia, neurologia, pediatria e psiquiatria.

Este serviço é referência em dois tipos de deficiências, a física e intelectual, que se enquadrem no rol autorizado de CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

Dentro das ações de reabilitação física, há a dispensação de dispositivos como cadeiras de rodas, de banho e motorizadas e adaptações posturais, que são custeados pelo Faec, buscando formação de série histórica e fortalecimento da rede de cuidado a pessoa com deficiência.

Publicidade

Veja também