A massoterapeuta Aline Moraes, 41 anos, conta que está no mercado há mais de 15 anos e que trabalhar com a massoterapia foi um chamado do universo e um presente de Deus para ajudar as pessoas a aliviar suas dores. Seus amigos e familiares sempre diziam que ela tinha as mãos boas para massagem. Foi aí que tudo começou! Aline começou a ler e pesquisar sobre o assunto, até que um dia quando ainda morava no Japão, uma amiga indicou o contato de um lugar para fazer cursos. E no ano de 2017, veio a formação profissional do curso em massoterapia humanizada.
COMO NASCEU EM VOCÊ O INTERESSE NA MASSOTERAPIA?
Na verdade hoje sinto que já nasceu comigo [risos], porém o ponto auge foi quando morei no Japão e minha filha teve alergias respiratórias e dermatológicas. Então fui apresentada aos tratamentos através da aromaterapia e foi uma paixão sem fim.
QUAL A ORIGEM DA MASSOTERAPIA?
Existem vários relatos sobre a Grécia e a China, a história mais recente diz que por volta de 1968, na França, Suécia e Holanda, a massagem começou a ser aceita como método terapêutico no Ocidente (relatos colhidos da internet).
QUAIS SÃO SUAS MAIORES DIFICULDADES NA PROFISSÃO?
Na verdade não vejo como dificuldades e sim como desafios diários: ainda não são devidamente reconhecidos no Ministério do Trabalho. Lidar com as comparações de outras profissões e as questões de tabelas de preços. Infelizmente ainda tem muito preconceito em relação à mulher à frente da massagem (erotização). Massagem não é sacanagem!
QUAL A IMPORTÂNCIA DA SOLTURA E QUANDO ELA DEVE SER FEITA?
Importante aliada para prevenção de lesões e alívio das dores musculares, assim permitindo também o relaxamento muscular. Deve ser feita quando a pessoa sentir tensão no músculo e em especial aqueles que praticam atividade física.
QUAIS AS TÉCNICAS USADAS NA MASSOTERAPIA?
Técnicas da medicina ocidental, oriental e medicina tradicional chinesa, que vão desde massagem relaxante, auriculoterapia, reflexologia podal, entre outras.
MASSAGEM PODE EVITAR LESÕES?
Sim, com certeza pode. Lembrando que em casos de patologias crônicas ou degenerativas, precisam ser exclusivamente avaliadas e acompanhadas por um médico especialista.
A MASSOTERAPIA SERVE COMO RELAXANTE ESPIRITUAL OU SOMENTE CORPORAL?
Sim, serve também como espiritual, pois se permitir ao autocuidado através do toque nos leva a um estado de espírito e de conexão única e individual de cada um.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM NA SOLTURA E QUANDO ELA DEVE SER FEITA?
Importante como preventiva contra lesões e rupturas, sempre que sentir desconfortos musculares ou dores e em casos de atividades físicas diárias.
EXISTE UM NÚMERO CERTO DE MASSAGEM QUE O PACIENTE DEVE FAZER?
Não, Não existe!No meu caso como profissional, sempre faço uma avaliação individual e através das informações colhidas desenvolvo um protocolo de tratamento e acompanhamento, podendo também à escolha de cada um fazer acompanhamento semanal a fim de se cuidar e ter uma vida mais saudável e com muito mais saúde e bem-estar.
QUAL A PARTE DO CORPO QUE SEUS CLIENTES MAIS RECLAMAM DE DOR?
Na clínica tenho várias queixas, porém, hoje em dia o recorde são dores na coluna de modo geral, e muitos pontos específicos, como lombar, cervical e trapézio, as famosas dores nos ombros e pescoço.
POR QUE ESSE TIPO DE PROFISSÃO ANDA TANTO EM EVIDÊNCIA?
Primeiramente devido aos resultados positivos, um cliente fala para o outro e isso ajudou muito a aumentar a credibilidade nos tratamentos e cuidados através das técnicas de massagem. E também hoje as pessoas se cuidam mais e tem um compromisso maior com sua saúde e com a medicina preventiva oferecida através da massoterapia.
ESTALAR OS OSSOS PARA ALIVIAR A TENSÃO É BOM?
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontâneo, mas quando repetido com frequência e com força nas articulações, estressa os tendões, cartilagem e ligamentos, podendo causar danos ou lesões. Procurar um profissional especializado é sempre o melhor caminho!
Clinica de massoterapia
Espaço Aline Moraes