Epitácio cancela encenação da "Paixão de Cristo”

O chefe do Executivo explica que na conjuntura financeira que o município enfrenta atualmente, a permissão de repasses altos de recursos é impossível.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 15/03/2013
Horário 10:37
A Sexta-Feira Santa é o dia em que fieis relembram a morte de Jesus Cristo. E há mais de 20 anos, a comunidade católica de Presidente Epitácio revive a data por meio da atuação de atores, na encenação da "Paixão de Cristo". Já tradicional na região, o evento - que sempre conta com o apoio da prefeitura local - não ocorrerá neste ano.

Jornal O Imparcial Encenação, realizada há mais de 20 anos, mostra os últimos dias de Jesus Cristo na Terra

De acordo com o prefeito, Sidnei Caio da Silva Junqueira (PSB), 44 anos, o Picucha, após reunião com a Comissão Organizadora do evento, não chegando a um consenso de valores, o cancelamento do espetáculo que seria apresentado na Orla Fluvial, na Sexta-Feira Santa (29), foi a decisão acertada.

O chefe do Executivo explica que na conjuntura financeira que o município enfrenta atualmente, a permissão de repasses altos de recursos é impossível. E diante do orçamento apresentado pela comissão, no valor de R$ 90 mil, no momento é totalmente inviável. "Tentamos dialogar para que fosse feito algo mais simples, pois, o que poderíamos disponibilizar seria a cifra de R$ 30 mil. Infelizmente não deu certo", comenta.

Picucha revela o sentimento de tristeza em ter que tomar tal decisão, uma vez que, enquanto católico fervoroso, gostaria de ver o evento bonito que emociona e reúne milhares de pessoas de toda a região nesses anos todos.

Contudo, enfatiza que na qualidade de gestor, neste momento deve prezar com as responsabilidades como prefeito, dando prioridade aos salários em dia dos funcionários, entre outras questões municipais. "Este evento, bem como o carnaval, suspensos neste ano por falta de orçamento, sempre foram referências da nossa cidade. E estamos trabalhando para que em breve tudo esteja resolvido. Conversamos inclusive com a igreja católica, que entendeu nosso posicionamento", pontua.

Vale lembrar que a reunião ocorreu no dia 11 de março, na prefeitura, com a presença do prefeito, membros da diretoria da  Associação Teatral Cultural e Artística de Presidente Epitácio (Atecape), como o presidente Robert Yoshitake, além de Marcos Roberto dos Santos (2º tesoureiro), o vereador Marcírio Rolim, da Saúde e o padre Enzo, do Espaço Criança.

 

Organização

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos quando os católicos realizam vários ritos para comemorar os últimos dias de Jesus Cristo na Terra. Na encenação, uma série de cenas das diversas etapas do percurso que Ele fez carregando a cruz são mostradas. Desde seu julgamento por Pôncio Pilatos até subir ao calvário (colina do Gólgota).

Conforme o representante da organização da Comissão Organizadora, o vereador Marcírio Rolim, a encenação da "Paixão de Cristo" é um evento tradicional turístico e religioso do município. Sendo, segundo ele, um dos maiores do Estado de São Paulo realizado ao ar livre. E que inclusive faz parte do Calendário Turístico do município. No ano passado, recebeu aproximadamente 7 mil pessoas.

Ele comenta que a realização do evento era da Atecape. Neste ano, a 14ª edição, a ideia era de atingir maiores proporções, com realizações na Praça da Criança e Orla Municipal. Onde seriam oito cenários, 230 atores entre crianças, jovens e adultos, além de 70 colaboradores nos bastidores e vários animais. Por isso, o valor alto do investimento.

De acordo com Rolim, o fato é triste, principalmente pela equipe já estar ensaiando há 23 dias, sem deixar de mencionar o sentido religioso, cultural, artístico e turístico que existe. Porém, era necessário. "Trabalharemos sem medir esforços para que em 2014 a encenação da ‘Paixão de Cristo’ volte muito melhor, maior e com estrutura reavaliada. E assim proporcionar toda emoção e evangelização ao povo epitaciano e de toda a região", conclui.

 

Aniversário


Para comemorar os 64 anos de Epitácio, celebrados no dia 27 de março, o prefeito destaca que a data não passará em branco e uma programação especial está sendo preparada. Entre elas: a exposição "Nossa História Nossa Gente", no Museu de Imagem e Som, que fica no Anfiteatro João Brilhante. Será nos dias 13, 14, 15, 18, 19 e 20, em três horários, das 8h às 11h; 14h às 17h; e das 20h às 21h.

Nos dias 15 e 22, haverá Cine Club, com a exibição de "Eu Não Sei Andar de Bicicleta Rebobine Por Favor", às 19h30. Já no dia 18, às 20h, o público confere o Sarau João Brilhante, em homenagem ao poeta.

A "Arte Na Periferia" estará nas Ações Culturais no Bairro Alto do Mirante I, no dia 23. No dia 24, ocorre o 3º Passeio Ciclístico Eco Turismo da Estância, às 7h, com concentração na Praça das Crianças. Na terça-feira (26), tem ato cívico no mesmo local, a partir das 8h e, às 14h, ações culturais e esportivas do Instituto Federal no Colégio Leitão e Anfiteatro João Brilhante.
Publicidade

Veja também