Epitácio registra queda de 86,45% nas queimadas

Neste mês, foram 16 focos catalogados, contra 118 de julho; na época, município ocupou o 3º lugar no ranking estadual

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 31/08/2018
Horário 09:35
Renato de Oliveira/Apoena - Incêndio de grandes proporções atingiu área do Reassentamento Lagoinha, quarta, em Presidente Epitácio
Renato de Oliveira/Apoena - Incêndio de grandes proporções atingiu área do Reassentamento Lagoinha, quarta, em Presidente Epitácio

Até a tarde de ontem, conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Presidente Epitácio registrou 16 focos de queimadas desde o início do mês, número abaixo que o catalogado em julho, de 118, o que mostra redução de 86,45% de incêndios. Na época, o município chegou a ocupar o 3º lugar no ranking das cidades do Estado de São Paulo com maior número de queimadas, colocação que caiu para 55º. Conforme o ambientalista e presidente da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), Djalma Weffort, “este é um número positivo, mas não podemos esquecer que boa parte da vegetação já foi queimada, o que reduz espaço verde para a queima”.

Por outro lado, o ambientalista afirma que o resultado também pode ter sido influenciado pela chuva que caiu nas últimas semanas, bem como da conscientização da população. “Houve mobilização no município contra as queimadas. No WhatsApp, foi criado um grupo com autoridades policiais e representantes da sociedade, onde são denunciados casos de queimadas, o que agiliza o trabalho de combate”.

Incêndio em reserva

Mesmo com a chuva que caiu nas últimas semanas, o calor e o tempo seco voltaram a prejudicar a vegetação regional. Na quarta-feira, o Corpo de Bombeiros em Epitácio combateu um incêndio de grandes proporções em uma área de reserva ambiental pertencente ao Reassentamento Lagoinha, na Estrada Vicinal Prefeito Hélio Gomes, em frente ao Parque Figueiral.

De acordo com a guarnição, o trabalho durou em torno de 8h, e foram necessárias quatro viaturas no local, bem como a aeronave de asa fixa para prestar apoio à extinção da queimada. Em média, foi utilizado cerca de 6 mil litros de água, mas,  apesar da grande extensão de área devastada, não houve vítimas.

De acordo com o Climatempo, para este final de semana, a expectativa é de que a umidade relativa do ar volte a crescer em Presidente Epitácio, já que há previsões de chuva e queda nas temperaturas de sábado para domingo. Em Presidente Prudente, a previsão também é de queda de temperatura e chuva a qualquer hora do dia, com aumento da umidade relativa do ar.

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FINAL DE SEMANA

SÁBADO

 

Máxima

Mínima

Umidade

Presidente Epitácio

35º

23º

70%

Presidente Prudente

34º

22º

68%

 

DOMINGO

 

Máxima

Mínima

Umidade

Presidente Epitácio

26º

15º

94%

Presidente Prudente

25º

14º

96%

Fonte: Climatempo

Publicidade

Veja também