Equação da saúde e longevidade

Jair Rodrigues Garcia Júnior

A Matemática é uma ciência exata e abstrata que se faz presente na vida em praticamente todos os lugares e situações do cotidiano, mesmo quando não estamos somando ou subtraindo números. A vida é explicada pela fisiologia e outras disciplinas, que muitas vezes recorrem aos números: 70 bpm de frequência cardíaca, 5 L/min de débito cardíaco, 15% de proporção de gordura, 80 mg/dL de glicemia etc. E como seria uma equação para saúde?

Relação direta

Nos sistemas fisiológicos há numerosas relações de causa e efeito, que podem ser descritas pela Matemática como função de proporção direta (y = x), onde y é uma variável dependente da variável x. Significa que, quando x aumenta, y aumenta proporcionalmente e, quando x diminui, y diminui também proporcionalmente. Ex. o aumento da glicemia (x) aumenta a secreção de insulina (y) pelo pâncreas.

Relação inversa

No corpo também há relações entre parâmetros fisiológicos que têm alterações em sentido oposto, que são descritas pela Matemática como função de proporção inversa (y = k/x), onde y é uma variável dependente das variáveis k e x. Nessa função, quando k é constante (k = 1), a variação de y depende apenas de x. Ex. a diminuição da glicemia (x) aumenta a secreção de glucagon (y) pelo pâncreas; o aumento do estresse (x) diminui os processos de digestão e absorção (y).

Sistemas nao exatos

Ocorre que os sistemas fisiológicos, mesmo sendo mensuráveis em números, não são exatos e nem sempre se comportam como uma função matemática. O exercício físico representa um esforço e um estresse para o organismo, impondo ativação do sistema nervoso autônomo simpático, aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da temperatura corporal e da sudorese. Como há controles fisiológicos eficientes, esses parâmetros aumentam até certo limite, mesmo que a intensidade continue aumentando até a fadiga.

Estilo de vida

Estilo de vida diz respeito aos comportamentos que são habituais, podendo ser benéficos ou prejudiciais para saúde. O estilo de vida ativo inclui a prática de atividades físicas corriqueiras e exercícios programados com frequência. Os benefícios de prevenção e terapia de doenças crônicas já existentes são destacáveis. Conforme se tem observado durante a pandemia, o estilo de vida ativo confere proteção parcial também para doenças infecciosas como gripe e COVID-19.

Saúde e longevidade

Tomando emprestadas da Matemática as equações de função direta e função inversa, e usando as variáveis de saúde, longevidade, estilo de vida ativo, doenças crônicas e outras, podemos ver de forma lógica e clara algumas relações. O incremento do estilo vida ativo melhora a saúde e aumenta a longevidade. Por outro lado, a diminuição do estilo vida ativo aumenta a dependência de serviços de saúde para cuidar de doenças.

 

Estilo de vida diz respeito aos comportamentos que são habituais.

 

Publicidade

Veja também