Equipe de PP retoma parceria com Vasco

SONHO ALTO Caratecas desejam reconquistar período vitorioso do início de 2000

Esportes - PAULO TAROCO

Data 03/11/2017
Horário 12:36

Uma equipe prudentina de caratê acertou o retorno da parceria com o Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ), uma das equipes mais tradicionais do futebol nacional, e conhecida mundialmente, mas que também oferece estrutura à equipes de outras modalidade esportivas, como o próprio caratê.

A retomada da parceria foi oficializada no final do mês de setembro e anunciada pela administração da equipe no final de outubro. Até então, o grupo vinha se formando de forma gradativa e atuando em competições com o nome de Loal, homenagem ao ex-treinador de caratê de Presidente Prudente, Luís Otávio Aranha Lacombe.

Lacombe é neto de Cyro Aranha, que dirigiu o clube carioca, alternando mandatos durante a década de 1940 e 1950. Entre os feitos de Cyro, referência na política administrativa vascaína, está a formação da equipe que ficou conhecida como “Expresso da Vitória”, campeã sul-americana em 1948.

Fernando de Oliveira, coordenador administrativo da equipe, fala que a identificação da equipe prudentina com o time do Rio vai além dos bastidores, no final da década de 1990 e início de 2000, Lacombe dirigiu o núcleo de caratê do Vasco em Prudente, conquistando títulos nacionais e internacionais nos tatames. “Acredito que foi a equipe mais vencedora que o caratê regional teve”, avalia.

Na nova parceria, a equipe será treinada por Carlos Augusto de Carvalho Filho, enquanto Lacombe, que se recupera de problemas de saúde, seguirá como “colaborador voluntário”, como explica a nota emitida pela parceria. Já o treinador principal, que comanda os trabalhos da sede no Rio de Janeiro, é Manoel Varela Juarez Santos, medalha de ouro no Pan-Americano de 2007.

Atualmente, a equipe é composta por cerca de 10 atletas que, recentemente, participaram de torneios nas cidades de Pirapozinho, São Paulo (SP) e Andradina (SP), onde totalizaram 30 medalhas conquistadas. Na sequência do calendário, a equipe viabiliza a participação dos atletas em competições novamente em São Paulo e Brasília (DF).

Publicidade

Veja também