Equipe de saúde: de prontidão em eventos de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 15/12/2021
Horário 21:28
Foto: Cedida
Lançamento da equipe de saúde: Janaina, Aparecido Trindade, padre Umberto, prefeito Anderson Bettio, Caio, técnicas Marilda e Mariana
Lançamento da equipe de saúde: Janaina, Aparecido Trindade, padre Umberto, prefeito Anderson Bettio, Caio, técnicas Marilda e Mariana

O município de Santo Expedito está se preparando para oferecer o melhor a todos os turistas que lá comparecem quase todos os dias. Por determinação do prefeito Nenê Bettio, uma equipe formada por profissionais da saúde ficará de prontidão em todos os eventos, como também nas ações em que haja um grande número de turistas, presentes para compromissos religiosos. Entende-se, cumprimentos de promessas, presenças em missão ou outros atos religiosos com dedicação ao santo das causas urgentes e impossíveis.

Entendimento
O prefeito entende que, mesmo sendo um pequeno município, é grande o movimento de pessoas, mesmo agora, quando estão reduzindo os casos da Covid-19. Ele acredita que Santo Expedito deve usar de todas as suas forças e condições para dar sempre o melhor para os turistas. Na equipe, ambulâncias também fazem parte do suporte a ser dado aos turistas. Até mesmo na 13ª Festa do Milho, com rendas revertidas para a construção do santuário, a equipe, de prontidão, já mostrava a todos a segurança na saúde, sendo uma presença sempre agradável aos turistas. O prefeito considera que a responsabilidade pela coordenação desse aparato, entre profissionais e veículos, será sempre do setor da saúde do município.

Promessa
Na semana, uma família de Presidente Prudente esteve em visita à igreja de Santo Expedito, para pagar uma promessa, pois um membro da família foi acometido pela Covid-19. Recebeu tratamento, ficando internado e até mesmo ocupando leito da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e, diante disso, a família rezou e pediu com muita fé para o seu pronto atendimento. Isso aconteceu e fez a alegria da família, que optou por visitar a igreja e as obras do santuário para agradecer essa grande graça.

Ccaminhadas
Segundo consta, grupos já estão se formando para a retomada das caminhadas rumo a Santo Expedito. Existem vários, tanto da região da Alta Sorocaba, como na Nova Alta Paulista. Essas caminhadas são demonstração de fé de cada pessoa, que assim fazem com alegria pela graça alcançada e da mesma forma agradecer por ter sido agraciado pelo Pai, que recebeu seus pedidos por intercessão de Santo Expedito.

Penitência e promessa
Dentro do entendimento da cultura folclórica, é comum no caso de Santo Expedito a presença da penitência e da promessa. No primeiro caso, a penitência tem o efeito de que o fiel se submete a um sacrifício físico para pagar seu compromisso pela graça alcançada. Muitas vezes, este sacrifício é feito para, em seguida, pedir a graça. A promessa, por sua vez, é feita como moeda de troca, quando se assegura que caso haja um benefício pelo pedido, será feito então o pagamento com o que foi prometido.

Sem nada
Existe também o caso de fiéis e devotos de Santo Expedito que fazem o sacrifício, ou seja, a penitência, sem que seja para agradecer por uma graça alcançada. Fazem apenas numa demonstração de respeito e crenças ao poder do santo. A promessa pode ser em casa, tanto para beneficiar um familiar ou um amigo e, o pagamento, ou seja, o cumprimento deste geralmente são feitos em espaços destinados a orações de agradecimentos.

Altar doméstico
O padre Umberto também prega a necessidade do fiel ou devoto de Santo Expedito a montar, mesmo com simplicidade, um altar ao santo. Que seja um espaço na própria casa, em que haja uma imagem, simbolizando o santo, além de outros acessórios ou imagens que complementam o espaço. Ele assegura que na loja da igreja existem todos os materiais que podem completar um altar. Ao adquirir as peças, os fiéis podem procurá-lo para que as mesmas sejam benzidas. 

COMTUR
O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Santo Expedito, composto por pessoas de diversas representações dentro da comunidade, se compromete a fazer o melhor para o turismo da cidade. Trocam ideias, debatem planos, visando sempre favorecer as presenças de turistas em busca da espiritualidade.

Fé em trovas
Eu faço as minhas preces
Naquele que sempre acredito
O santo das causas urgentes
Meu fiel Santo Expedito

Publicidade

Veja também