Equipe do Programa Criança Feliz, de Teodoro Sampaio, recebe capacitação e certificado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2022
Horário 07:22
Foto: Cedida
Visitadores receberam certificados pela capacitação
Visitadores receberam certificados pela capacitação

A equipe do Programa Criança Feliz, de Teodoro Sampaio, direcionado a atender exclusivamente a primeira infância, - formada por uma supervisora e 10 visitadores – passaram por recente capacitação.
Os visitadores que integram o projeto recebem formação continuada e permanente para melhor desenvolvimento do trabalho. Na última semana, eles passaram por curso de capacitação e receberam certificados que foram entregues pela prefeita de Teodoro Sampaio, Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez (PSD).
Segundo a secretária de Assistência Social de Teodoro Sampaio, Luzia Souza Nosso, a equipe tem orientação semanal, e, na última semana, a supervisora e um dos visitadores foram a São Paulo para um curso e depois trocaram informações com os demais colegas. “O trabalho desses profissionais é de extrema importância no projeto, por isso eles passam por cursos de formação e capacitação sempre”, explicou a secretária.

Programa Criança Feliz

Esse programa, segundo a secretária de Assistência Social, vem sendo desenvolvido desde 2017 em Teodoro Sampaio e faz parte do Marco Legal da Primeira Infância, pois atende gestantes, crianças de até 3 anos de idade que estão inseridas no Cadastro Único, e crianças de até 6 anos de idade que possuam benefício de prestação continuada. Em 2021, foram adicionadas crianças que perderam algum familiar durante a pandemia da Covid-19.
A secretária ressalta que o programa tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança e da gestante. “O programa quer garantir que a família fortaleça os vínculos e que tenha acesso aos serviços públicos”.
Ainda de acordo com a secretária, o programa possui dois eixos principais – as visitas de casa em casa e ações intersetoriais. “As famílias recebem os visitadores uma vez ao mês, e para as gestantes a visita é realizada duas vezes ao mês, sempre com orientações necessárias para a chegada do bebê”.
No “Criança Feliz”, os visitadores auxiliam nas orientações para uso dos serviços públicos oferecidos. Também fazem atividades pedagógicas com as crianças e os pais, encaminham para o setor responsável, crianças que por acaso estejam abaixo do peso ideal, ou com carência de algum tipo de alimento, ou que estão fora da escola.
Cada visitador atende atualmente 30 famílias no município. O programa, de acordo com a secretária, recebe recursos do governo federal para se manter – cerca de R$ 20 mil por mês.

 

Publicidade

Veja também