Escola da Família oferece 47 vagas na região

Programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abriu inscrições para novos bolsistas em 10 municípios regionais

REGIÃO - BIANCA SANTOS

Data 08/08/2017
Horário 12:44

Foram abertas na região de Presidente Prudente 47 vagas para bolsistas no Programa Escola da Família. As dez cidades regionais que possuem instituições participantes na região são Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Indiana, Martinópolis, Pirapozinho, Regente Feijó, Santo Expedito, Taciba e Presidente Prudente, totalizando 19 escolas. Os interessados têm até 14 de agosto para efetuar as inscrições. 

Conforme a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico do Programa Escola da Família, Débora Salomão dos Santos, podem participar alunos matriculados em cursos de graduação e licenciatura das áreas da saúde, biológicas, humanas e exatas nas instituições de ensino conveniadas. “Os candidatos devem fazer o cadastro pelo site do programa [www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br] e entregar as documentações comprobatórias na sede da Diretoria de Ensino”, expõe. Atualmente, de acordo com ela, três instituições de ensino superior são conveniadas na região, sendo a Toledo Prudente Centro Universitário, Reges de Osvaldo Cruz e UniFai de Adamantina. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação ressalta que os aprovados, após avaliação do perfil, têm direito à bolsa, sendo até R$ 500 pagos pela Secretaria da Educação e o restante custeado pela faculdade.

Para a inscrição, o estudante deve frequentar um curso de graduação presencial, não ser beneficiário de bolsa de estudos, financiamento universitário ou similar oriundos de recursos públicos e ter disponibilidade para cumprir a carga de oito horas (sábado ou domingo). A classificação ocorrerá de acordo com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Segundo Débora, depois de Presidente Prudente, com seis escolas inscritas, Martinópolis é a segunda colocada na listagem das cidades pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de Prudente, com três escolas adeptas ao programa, inclusive no distrito do município. “Martinópolis tem uma atividade muito dinâmica por parte dos vice-diretores e encontra boa adesão da comunidade”, afirma.

O vice-diretor do Programa Escola da Família na Escola Estadual Coronel João Gomes Martins, em Martinópolis, Paulo Henrique Pereira Silva, conta que entre as oficinas oferecidas, a instituição oferta a panificação, artesanato, oficinas pedagógicas de redação, avaliação física, escolinha de futebol, grafite, entre outras. “O programa existe há 14 anos. Já encontrei uma pessoa que fez o curso de bordado em pano de prato vendendo os seus produtos na feira da cidade. É gratificante ver que a atividade se tornou fonte de renda. Promovemos até mesmo o casamento comunitário da comunidade uma vez ao ano, em parceria com o Cartório de Registro Civil.”, diz.

A vice-diretora do programa em Caiabu, Nair Vieira Menezes, conta que entre os eventos promovidos na escola o que se destaca é o batizado dos capoeiristas, que reúne atletas de diversas localidades. “Vieram atletas de outros Estados. É um evento muito grande”, pontua. No entanto, ela lembra que, em relação às oficinas, a instituição tem reduzido as atividades e até então tem contado com doações para o prosseguimento.

Publicidade

Veja também