Escola de Comunicação realiza  bate-papo e oficinas sobre tecnologia

11ª Jornada reuniu segunda e ontem docentes, alunos e convidados para falar sobre mercado de trabalho e áreas de atuação

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/11/2023
Horário 20:12
Foto: Divulgação
Noite de abertura do evento, realizada na segunda
Noite de abertura do evento, realizada na segunda

A tecnologia está por toda parte, inclusive a favor da comunicação. Por isso, esse foi o tema da 11ª Jornada de Comunicação da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente, que recebeu diversos egressos da universidade na segunda e ontem.

O segundo dia do evento, realizado anteontem, contou com quatro comunicólogos para ministrarem oficinas e palestras das mais diferentes áreas, simultaneamente. Os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com profissionais especialistas em suas áreas, além de ter um contato mais próximo com o mercado de trabalho em uma experiência imersiva. 
As oficinas realizadas foram:

- Oficina de Story Shooting, com a designer e publicitária Marília Murgo. A oficina ofereceu uma prática sobre e linguagem fotográfica, produção de sentido e construção de discurso imagético. 

- Oficina de Inteligência artificial para tráfego pago, com o analista de marketing Guilherme Macedo. A atividade realizou uma imersão prática em um dos pilares essenciais do marketing digital. 

- Palestra pocket sobre "O jornalismo esportivo na era das transmissões", com o jornalista João Paulo Tilio, que deu dicas sobre fazer as melhores escolhas para traçar um caminho de sucesso por meio das ferramentas tecnológicas e que deixem o telespectador atraído.

- A publicidade fora do digital, com Bianca Oliveira. Atividade orientou em como o offline ainda está muito presente no mercado publicitário e como ganhar destaque nesta área. 
O coordenador da Escola de Comunicação, Tchiago Inague Rodrigues, acredita que a Jornada é uma experiência valiosa. “É importante que os alunos possam partilhar as dicas com aqueles que já se formaram. Devem aproveitar o que os convidados possam contar sobre o mercado lá fora”, completa. 

Abertura

As boas-vindas foram dadas pelo coordenador da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Tchiago Inague, e pela diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Nancy Okada. Na sequência, a aluna Gabrielle Fontam, do segundo termo de Jornalismo, com os bailarianos convidados da Escola de Dança Beth Libório fizeram uma apresentação para abrir o evento, com a música “This Is Me”.

Devido ao sucesso do ano anterior, a Jornada continuou com o formato de ted talk. Os três convidados a jornalista Camila Araujo, a publicitária Gaby Lima e o analista de Marketing Leonardo Lupion falaram sobre suas experiências e esclareceram dúvidas da plateia. 

A professora e organizadora do evento, Giselle Tomé, avalia a Jornada como um momento único do aluno fazer networking, refletir sobre a carreira e conhecer novas oportunidades. 

Sucesso do aluno

Para Leandro Pinheiro, do segundo termo de Jornalismo, o evento lhe trouxe muitas experiências e levantou questionamentos que antes ele não percebia quanto à parte tecnológica. “Conseguiu despertar em mim, certa preocupação para não ficar estático no mercado e me atentar mais na parte tecnológica e o tipo de jornalismo que eu quero produzir”, disse.

Já Victor Aguiar, estudante da Etec de Presidente Venceslau, conheceu sobre o evento a convite de seu professor e decidiu comparecer para aproveitar a oportunidade sobre a área que pretende seguir. “Adquiri vários conhecimentos sobre comunicação, aprendi muito sobre por em prática o trabalho e como funciona o mercado profissional”, completa. 


Giselle Tomé

No segundo dia, participantes acompanharam palestra com Bianca Oliveira


Oficina de Story Shooting com Marília Murgo

Publicidade

Veja também