Escola encerra hoje exposição sobre evolução da figura feminina

Damasceno diz ainda que o acervo conta com sete painéis ilustrados por um aluno do 8º ano da instituição, Miguel Freire Sotto, com mulheres carnavalescas. “No estilo das sambistas de escolas de samba", completa.

VARIEDADES - Victor Rodrigues

Data 06/03/2015
Horário 08:27
 

A Escola Estadual Professor Antonio Joel de Lima Genésio, no Jardim São Gabriel, em Presidente Prudente, encerra hoje sua exposição sobre a evolução da figura feminina, intitulada "A Mulher Através dos Tempos", na sala de leitura da instituição. A mostra - que foi iniciada na terça-feira e termina hoje, às 16h - reúne em painéis, 32 imagens de mulheres com figurinos que vão desde de 1900 até 2010 e 40 fotos em um monitor que mostra a evolução das profissões das mulheres desde 1900 até 2015. O evento homenageia também os 12 grandes nomes da literatura universal: Virginia Wolf, Clarisse Linspector, Agatha Christie, Ruth Rocha, Zélia Gattai, Ana Maria Machado, entre outras.

Jornal O Imparcial Acervo conta com sete painéis ilustrados por um aluno do 8º ano, com mulheres carnavalescas

"Fizemos uma pesquisa e reproduzimos uma série de imagens que revelam a evolução feminina através dos tempos. Nossa proposta é mostrar a mudança da mulher e sua ascensão como uma figura representativa na sociedade ao longo dos anos", comenta Rita de Cássia Nespole Damasceno, professora da sala de leitura e organizadora do evento.

Damasceno diz ainda que o acervo conta com sete painéis ilustrados por um aluno do 8º ano da instituição, Miguel Freire Sotto, com mulheres carnavalescas. "No estilo das sambistas de escolas de samba", completa.

A exposição é realizada em homenagem ao Dia das Mulheres, comemorado no dia 8 de março, domingo. A organizadora informa que o objetivo, além de celebrar a data, é criar um ambiente artístico e interativo para provocar a reflexão dos visitantes. "Se não fosse por estas figuras célebres e outras de pulso, não teríamos conquistado um espaço social, nem alcançaríamos cargos de lideranças. É bom para refletir",  relata.

Ela diz que os professores trabalham a temática em sala de aula e complementam a aula com a exposição. As montagens dos painéis foram feitos com material reciclável pela professora de artes Elizabeth Maia.

Maria Cecília Dugaich, diretora da escola, diz que a atividade ganhou o gosto dos alunos. "Todos gostaram. Reforça o conhecimento e mostra que os exemplos de hoje tiveram lutas lá atrás para chegarem até onde estão", conclui.

 

serviço


AOS INTERESSADOS


A exposição pode ser visitada pela comunidade em geral. Os interessados devem se dirigir à escola, localizada na Rua Artur Jorge Guazzi, 50, no Jardim São Gabriel.
Publicidade

Veja também