Escolas de idioma reorganizam atendimentos na fase amarela

Unidades de Prudente comentam sobre o retorno gradual das aulas presenciais e abordam os resultados do ensino à distância com outras línguas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 08/10/2020
Horário 07:22
Cedida - Na Cultura Inglesa, atendimento segue de forma virtual, ao vivo e interativo 
Cedida - Na Cultura Inglesa, atendimento segue de forma virtual, ao vivo e interativo 

A fase amarela do Plano São Paulo, que é menos rígida e permite a retomada gradual de diversos setores da economia, tem permitido que, mesmo que de forma ainda tímida, as escolas de idioma de Presidente Prudente retomem as suas atividades, desde que respeitem a capacidade de atendimento reduzida, uso obrigatório de máscaras e a disposição de álcool em gel 70% pelas unidades. Nas escolas entrevistadas pela reportagem foi possível encontrar o retorno presencial de algumas turmas e a satisfação dos estudantes com o sistema à distância oferecido.
Na inFlux - Inglês e Espanhol, por exemplo, as aulas presencias retornaram para algumas turmas, como é o caso dos cursos de comunicação avançada, Kids/Junior e VIP, o que representa a volta de 12% do quadro de alunos da unidade. “Conseguimos manter o bom espaçamento na sala de aula, boa divisão para que as turmas não fiquem muito próximas umas das outras e tem sido bem tranquilo por enquanto”, afirma o sócio-proprietário e gerente, Luiz Paulo de Andrade Marcondes.
Nos cursos regulares de inglês e espanhol, a escola optou por permanecer com as aulas ao vivo pela internet, com interação entre alunos e professores, o que também tem funcionado muito bem, visto que no semestre passado 100% dos alunos aprovaram a metodologia, que não trouxe prejuízos pedagógicos à aprendizagem. “Acreditamos que no próximo semestre já vamos conseguir retornar de forma presencial, pois as nossas aulas vão começar entre fevereiro e março e estamos bem confiantes, mesmo sabendo que não é possível dar nenhum tipo de certeza ou garantia, pois dependemos de uma série de fatores”, afirma Luiz. Como recomendado, a escola tem seguido todas as recomendações de segurança. 
Já questionado sobre a atual fase amarela e como está a procura pelos cursos, Luiz ressalta que a mudança de fase, no que diz respeito ao planejamento, não trouxe alterações, mas afirmou que a procura por uma nova língua já apresentou reação. “Houve uma queda especialmente no início, nos três primeiros meses, que chegou a 80% se comparado com 2019. Mas sentimos uma reação do mercado a partir de julho e agora em setembro tivemos mais procura do que setembro de 2019”, afirmou confiante.  

Protocolos de reabertura

Na Cultura Inglesa, a proprietária da unidade, Tatiana Sonvezzo, afirma que os protocolos de reabertura ainda estão sendo definidos, e ressaltou que, no momento, as aulas seguem remotas, 100% ao vivo e interativas. “Estamos tendo grande procura pelos cursos de inglês. Inclusive, tivemos novas matrículas de diferentes cidades do Brasil”, aponta.
Tatiana comenta ainda que a secretaria está em atendimento presencial todos os dias, mas também possui o atendimento de forma remota. “Nossos professores passam por constante treinamento e acompanhamento pedagógico, tudo remotamente. Temos alunos de dois a 70 anos tendo aulas virtuais ao vivo e em uma pesquisa de satisfação, 95% deles estavam muito satisfeitos ou satisfeitos com as aulas virtuais”. 
Por fim, a escola lembra que ter fechado parceria com o Google for Education em janeiro, o que ajudou nessa fase de distanciamento social, pois “nossos alunos e professores já estavam habituados às diversas ferramentas virtuais”.

Foto: Cedida

retomada aulas presenciais escolas idioma presidente prudente
inFlux já retomou as aulas presenciais para algumas turmas 

Publicidade

Veja também