Escolas municipais de Prudente começam a aplicar avaliação diagnóstica

Provas ocorrerão até sexta e buscam analisar como estão o ensino e aprendizagem nos mais diversos aspectos, a fim de nortear políticas educacionais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2022
Horário 17:25
Foto: Cedida
Aplicações de provas serão feitas até sexta-feira nas escolas municipais
Aplicações de provas serão feitas até sexta-feira nas escolas municipais

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente iniciou nesta semana a AAP (Avaliação da Aprendizagem em Processo) nas unidades escolares da rede municipal de ensino. As aplicações de provas serão feitas até sexta-feira.

O procedimento integra a rotina da pasta e ocorre geralmente duas vezes por ano. No entanto, havia sido interrompido por conta da pandemia da Covid-19 e está sendo retomado neste mês.

Cada unidade escolar conta com um cronograma para aplicação das provas, dentro do período estabelecido pela Seduc.

Na manhã desta terça-feira, a Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida iniciou a aplicação das provas de língua portuguesa para as salas de 1º, 2º, 4º e 5º anos, por exemplo.

As avaliações têm por objetivo diagnosticar de forma mais ampla o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da rede municipal nos mais diversos aspectos, não somente o domínio do sistema de escrita e do sistema numérico.

As provas são de múltipla escolha, baseadas nas habilidades a serem consolidadas no ano anterior (avaliação de entrada), com o intuito de obter informações para definição de políticas educacionais, como formações e sistemas para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos.

Com a conclusão das avaliações, a Seduc fará a apresentação dos resultados de 3 a 8 de maio. Os resultados também serão apresentados às equipes escolares e conselhos de escola.

Publicidade

Veja também