Especial Dia dos Pais homenageia maestro Fininho neste sábado

Músicos da cidade relembram no palco do Bar da Estação inúmeros sucessos que ele gostava de tocar

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 10/08/2013
Horário 09:35
 

"Não sei porque você se foi, quantas saudades eu senti e de tristezas vou viver e aquele adeus não pude dar... Você marcou na minha vida, viveu, morreu na minha história, chego a ter medo do futuro e da solidão que em minha porta bate... E eu! Gostava tanto de você, gostava tanto de você...". Este é um dos grandes sucessos do eterno Tim Maia, que fará parte do repertório do Especial Dia dos Pais - uma homenagem ao maestro Fininho, de Presidente Prudente, que faleceu recentemente. O showserá hoje, no Bar da Estação, às 21h30, e os convites custam R$ 5. O evento é coordenado pela cantora Adriana Cavalcanti, que atuou ao lado do maestro durante cinco anos, e de Lurdes Matsu, ambas idealizadoras do projeto Elas por Elas.

Jornal O Imparcial Cavalcanti: "Será uma noite de muitas lembranças e emoções"

De acordo com Cavalcanti, ela já tinha essa ideia de fazer um show dedicado ao músico antes dele falecer, porém, não foi possível. Então nada mais justo que colocar em prática justamente numa data tão especial. Para a concretização de seu projeto, a cantora procurou reunir músicos da cidade que conviveram com Fininho e conseguiu desde a antiga geração até a mais jovem.

Subirão ao palco para emocionar o público: banda Panamá, grupo Chão de Terra, Luis Thiago, Ulisses Souto, Vinícius Pellegrino com Corsários de Cartola, Mário Da Silva, Keury Fidelis, Jonas Lira, Rafael Fiala, Elas por Elas, e Maria Eduarda Capuci Gasparim, de apenas 10 anos, que interpretará "Caminho das Águas" (Maria Rita) para homenagear seu papai e a canção que o mestre mais gostava, "Fico assim sem você" (Claudinho e Buchecha). Uma banda fixa composta por Thiago Braga (violão), Samuel Lima (baixo) e Guilherme Gianelli (guitarra) acompanhará todos os músicos da noite.

"Será uma noite de muitas lembranças e emoções", promete Cavalcanti. Quem desejar assistir o espetáculo lembre-se que para garantir uma mesa é preciso fazer reserva antecipadamente pelo 3903-2232.

 

O show

De acordo a coordenadora, no decorrer do show, estará passando num telão um vídeo com momentos da vida do maestro, e ao final, este será entregue a sua família.

Quanto ao repertório, ela conta que precisava ser especial e assim foi preparado com músicas que têm toda uma ligação com o que Fininho gostava e também com o Dia dos Pais, como: Fábio Júnior - "Pai"; The Beatles – "Ticket to ride"; Stevie Ray Vaughan – "Pride and Joy"; Nelson Gonçalves - "Naquela Mesa"; além de algumas de Jimmi Hendrix, The Camberries; Tim Maia; Milton Nascimento; Djavan; João Bosco; Zé Ramalho; Lulu Santos; Jorge Bem; Legião Urbana; Engenheiros do Havaii; Rita Lee; e Maria Rita.

Segundo Cavalcanti, a abertura será feita com o Elas por Elas cantando uma música e em seguida, no primeiro bloco, cada artista cantará uma canção individualmente. Após o intervalo, no segundo bloco, o Elas por Elas sobe ao palco novamente e, na sequência, as apresentações ocorrem em duplas, sendo uma delas Keury e Cavalcanti, as duas cantoras do Fininho que ele sempre quis vê-las cantando juntas. O encontro será encerrado com "Gostava tanto de você" e "Canção da América".

 

O maestro

Pedro Anselmo Possetti, este era o nome de batismo do maestro Fininho, que faleceu aos 65 anos, no dia 22 de abril deste ano. Após quase um mês internado no Hospital Regional (HR), lutando contra um câncer, sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. "Um grande mestre". É assim que Cavalcanti e tantos outros artistas se referem a ele. Esteve ao lado de nomes importantes da música brasileira, como na banda de Elis Regina, Teodoro & Sampaio, entre outros.

Cavalcanti conta que sua carreira começou em Jacarezinho (PR) e se solidificou em Prudente, onde ele morou até sua partida para outro plano. Aqui ele trabalhou com vários músicos, entre tantos ela cita o sucesso que ele fez nas bandas Liverpool (cover dos The Beatles), Mensagem e Sombras, nesta ao lado do também já falecido Pelézinho. Tocando com a cantora ele ficou cinco anos até ela ir para o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí Doutor Carlos de Campos. "Fizemos vários eventos, inclusive quando participei pela quarta vez do ‘Programa do Raul Gil’ ele esteve ao meu lado e foi muito elogiado pelos jurados. Sinto muita falta dele que, para mim, foi uma escola, metade da minha carreira devo a ele!", emociona-se.

Depois da dupla desfeita, a grande parceira foi Keury Fidelis, na banda Latitude 22, onde trabalharam durante sete anos. Parceria interrompida com a morte de Fininho. Instrumentista nato, apesar de tocar 12 instrumentos de teclas e cordas diferentes, sua grande paixão era mesmo a guitarra.

Com um sorriso no rosto, Cavalcanti agradece ao maestro pelos ensinamentos e amizade e finalizando a entrevista canta: "Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração. Assim falava a canção que na América ouvi, mas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir. Mas quem ficou no pensamento voou com seu canto que o outro lembrou e quem voou no pensamento ficou com a lembrança que o outro cantou", encerra.
Publicidade

Veja também