Esportes e a feira de ciências!

Marcos Alves Borba

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 20/10/2021
Horário 05:00

De acordo com as devidas proporções, e isso seja possível, pois quando nos deparamos com um ambiente escolar em busca do que realmente propor aos seus alunos, naturalmente precisamos aplaudir e, preferencialmente, de pé. Todos os anos e na maioria das vezes, grande parte das escolas se envolve em algum tema que possa de alguma maneira contribuir ao conhecimento de seus alunos. Temas relevantes e que agregam momentos naquilo que evidencie busca pelo que cada aluno entenda ou possa alcançar valores dentro de seus interesses. 
Como exemplo disso, se propõe a feira de ciências, isto é, um evento do qual grande parte do conhecimento abordado possa incutir e estimular os alunos, algo que seja de grande valia. Um espaço lindo e mágico, todo voltado ao crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, como forma de deixar nítidas praticamente as áreas do conhecimento. 
Vimos e presenciamos que o esporte foi um dos temas abordados, e que parte das modalidades pesquisadas e apresentadas mostra que o conhecimento não tem limites. E assim, de maneira prática e presencial, alguns cases de sucesso. Atletas do atletismo, como Claudinei Quirino, equipe do técnico Cremilson Julião Rodrigues, o “Montanha”, juntamente com o professor Edvaldo e seus pupilos atletas como crianças e jovens fizeram uma vivência, prática e brilhante da modalidade.
Além de atletas da natação, do tênis de campo, do karatê, do skate, do futebol e até árbitro fizeram espontaneamente, estimularn as crianças, pais e interessados um caminho por algum esporte favorito.  Espaços criados principalmente com trabalhos manuais das crianças, e que entenderam o conjunto da obra, isto é, onde os esportes, as brincadeiras, os jogos, com o apoio da tecnologia e sendo direcionados maravilhosamente pelos professores, criam alternativas a uma geração que sonha e almeja crescer. 
Cases nítidos de que o esporte e a tecnologia agregam uma sintonia ímpar, e que possam verdadeiramente se apossar e cativar uma clientela pela necessidade do prazer e gosto por buscar, tendo saúde e qualidade de vida. 
Para que tenhamos representantes numa Olimpíada, há necessidade sempre de ter olhos e ações na base. Atenção especial àqueles que de alguma maneira já tentam incansavelmente nos pequenos grupos de esportes, atrair, cativar e sensibilizar crianças e adolescentes a ter representatividade por algum esporte. Toda ação, e sendo através de uma belíssima feira de ciências dos esportes, sem nenhuma dúvida que, abre portas para aqueles que querem apenas tentar conhecer essas dinâmicas do movimento humano. Simples assim...  
Ações e emoções vividas de todos os lados, e que nos deparamos com uma geração até indecisa no que decidir de seu próprio futuro. Seja possível que numa feira de ciências tenha um caminho que sirva como um sinal de algo que possa ser desenvolvido, evoluído, e talvez essas crianças promissoras, através de seu conhecimento, agregam mais sabedoria a nossa educação.
 

Publicidade

Veja também