Está em estudo

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 01/02/2024
Horário 04:24

O Plantão soube nos bastidores que o prefeito Ed Thomas (sem partido) determinou que seja feito estudo sobre a viabilidade de terceirizar o estádio Prudentão, com a previsão de concessão de uso por 10 anos, possivelmente renovável.

OLHO NO RETROVISOR
Há mais de 4 anos essa possibilidade foi cogitada na gestão do prefeito Nelson Bugalho (atualmente no PSDB), mas não foi levada avante. Foi em 2019 e na ocasião surgiu a manifestação de interesse internacional.

NEGÓCIO DA INDONÉSIA
Esteve em Presidente Prudente o diretor-presidente da Câmara de Negócios da Indonésia no Brasil, Rafael Ong. Estava em prospecção de negócios que pudessem interessar a investidores indonésios.

INICIATIVA PARECIDA
A intenção de terceirizar o Prudentão não prosperou. Naquele mesmo ano teve êxito, com a devida aprovação pela Câmara presidida por Demerson da Saúde (PSB), a privatização do pátio de apreensão de veículos, nas imediações do estádio.

CÂMARA APROVA
Ainda no mesmo ano, o então vereador José Tabosa (que era do PTB e nas eleições de 2020 foi candidato pelo MDB) teve requerimento aprovado pela Câmara sobre estudos técnicos sobre melhor aproveitamento do estádio e geração de renda para manutenção.

DIGNO DE APREÇO
Por coincidência, no final de 2019, em trabalho de conclusão de curso na Escola de Comunicação da Unoeste, foram levantadas informações relevantes junto a 24 entrevistados por Adriano Batista, Regina Santos, Julhia Marqueti e Thais Vizari.

SITUAÇÃO E SUGESTÃO
Parte da conclusão do estudo apontava duas questões relevantes: o abandono do estádio desde 2016, quando teve o jogo “promocional” Palmeiras x Água Santa, e a sugestão de alguns de que a administração pública deveria optar pela terceirização. 

CUSTOS ALTOS
Em 2019, o custo de manutenção básica do estádio era de R$ 200 mil por ano e a estimativa de custo de reforma era de R$ 2 milhões, sendo que o local havia sofrido interdição, mais de uma vez, por parte da FPF (Federação Paulista de Futebol).

VALE O BOM SENSO
O retrospecto dos fatos e a situação do estádio dão indícios de que a terceirização poderia ser o melhor ou único caminho. O que sinaliza ao bom senso do Poder Executivo licitar para terceirizar e do Poder Legislativo aprovar para que isso ocorra.

PRIMEIRA ORDINÁRIA
Terminado o mês de janeiro e com ele o fim do recesso da Câmara Municipal, os vereadores retomam as produções de proposituras que entrarão na pauta da 1ª sessão ordinária de 2024, na próxima segunda-feira (5).

VOTOS E PERNAS
Seriam os medalhistas olímpicos André Domingos e Claudinei Quirino bons de votos como foram bons de pernas em pistas de atletismo pelo mundo afora? Nos bastidores corre a informação de que poderão ser candidatos a vereador nas eleições deste ano.

COISAS EM COMUM
Além de terem competido pela mesma equipe comandada pelo técnico Jayme Netto Jr e disputarem as mesmas provas de revezamento, os medalhistas têm em comum o fato de terem sido secretário municipal de Esportes de Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também