Está na faixa 35+? Hora de pensar na longevidade

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Nos esportes os atletas de 35 anos ou mais (35+) são da categoria master. Porém, em algumas modalidades atletas 35+ e 40+ competem de igual para igual com os jovens 20+, porque mantêm o vigor físico e são mais experientes. A partir de 35+ inicia a transição para a maturidade e a seletividade é aprimorada. O planejamento vai mudando de curto prazo para médio-longo prazo e surge o pensamento: quanto viverei e como viverei?

LONGEVIDADE
Longeva é a pessoa que ultrapassa a idade da expectativa de vida. No Brasil essa idade é de 80,3 anos para mulheres e 73,3 anos para homens. Aqui, muitas pessoas ultrapassam os 80 anos, porém em proporção bem menor do que em países orientais e da Europa. Algumas condições determinam a longevidade, devendo ser algumas atendidas antes da meia-idade (a partir dos 35+) e outras na senescência (60+).

O COLETIVO
Para a população em geral, as políticas de saúde pública e de educação são bastante determinantes. Nestes aspectos, o Brasil fica numa posição intermediária, abaixo dos países desenvolvidos. As classes média e alta que podem custear despesas de saúde e educação privadas, são favorecidas. Para as demais classes, a educação de má qualidade prejudica os cuidados individuais.

CONDIÇÕES 1
Há condições negativas para a longevidade (tabagismo etc), mas cinco das condições positivas principais são frequentemente observadas nas populações mais longevas. Uma delas é a participação em grupos sociais e de amigos para o lazer e suporte nos momentos adversos. Outra condição é o controle do estresse, que pode ser normal para as pessoas de natureza calma, e pode ser aprendido e treinado pelas pessoas de natureza colérica.

CONDIÇÕES 2
A terceira condição é o sono suficiente e regular. Faz muito bem para saúde dormir todas as noites o tempo suficiente para plena recuperação (7 a 9h), com horários fixos para dormir e acordar. O sono é uma condição para o controle metabólico, processos cerebrais específicos e recuperação dos sistemas fisiológicos para o novo ciclo circadiano (do dia).

A DIETA
É a quarta condição, pois influencia a microbiota intestinal e todos os sistemas fisiológicos. A dieta pode facilitar o controle metabólico, mantendo o equilíbrio que previne doenças em médio e longo prazo. Portanto, é a principal determinante do sobrepeso, da obesidade e outras doenças crônicas, que são inimigas literalmente fatais da longevidade.

EXERCÍCIO FÍSICO PARA 35+
É a quinta condição, pois músculos ativos influenciam todas as demais funções fisiológicas. Músculos são efetores centrais no controle metabólico em repouso e o estímulo regular do exercício físico mantém a eficiência deste controle. A idade 35+ deve ser a referência para sua preparação para longevidade. Analise o rumo que as cinco condições estão seguindo e as correções necessárias. Esse caminho pode te levar aos 90, 100 anos vividos ainda com vigor, lucidez e qualidade. Como estão evoluindo as cinco condições em sua vida? Envie um Direct com suas dúvidas e comentários.

 

Músculos são efetores centrais no controle metabólico em repouso e precisam do estímulo regular do exercício físico.

 

 

Publicidade

Veja também