Estação Cultura recebe poesia marginal e revolucionária do show “A palo seco”

Neste sábado, às 16h, rapper Blackaid apresenta composições que abordam dificuldades vividas por um homem negro em meio às desigualdades sociais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/03/2024
Horário 08:03
Foto: Divulgação
Blackaid busca alimentar sonhos e iluminar caminhos pelas veias abertas do rap nacional
Blackaid busca alimentar sonhos e iluminar caminhos pelas veias abertas do rap nacional

Neste sábado, às 16h, o rapper Blackaid (Adriano Alves Domingos) apresenta sua poesia marginal e revolucionária no show “A palo seco”, na Estação Cultura, próxima ao camelódromo, na região central de Presidente Prudente. O evento foi contemplado pelo edital Cultura e Arte por Toda Parte 2023 e faz parte da programação artística da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

“A palo seco”, título do espetáculo musical, é uma expressão espanhola que significa franco, direto e sem rodeios. A inspiração vem de uma música composta e interpretada pelo cantor cearense, Antônio Carlos Belchior, uma de suas referências.

Blackaid entrega nessa apresentação uma resposta às dificuldades vividas por um homem negro em meio às desigualdades sociais e a realidade do interior do Estado. Com papel, caneta, muito ritmo e entrelaçando sua poesia com a elegância do boombap de raízes brasileiras, o cantor busca alimentar sonhos e iluminar caminhos pelas veias abertas do rap nacional.

Com influências que vão da MPB ao jazz, do blues ao rock, do pagode ao axé, do samba ao forró e do hip hop até suas vertentes mais modernas, como o grime, o drill e o trap. Sua mensagem é afiada e através da narrativa traz à tona o conhecimento e a sabedoria das ruas, as denúncias e protestos por uma sociedade melhor, nos conduzindo com um olhar crítico à reflexão. Sobe ao palco também nesse dia, integrando a apresentação, o DJ Neno (Rivaldo Santos), que tem mais de 20 anos de carreira no universo underground do hip hop e já fez parte de grupos da cena do interior, como Alvo Crítico e Ópera God.

O início

O compositor Blackaid diz que tudo começou a partir da necessidade de escrever suas ideias embaralhadas e se expressar. Desde cedo conseguia perceber sua realidade de jovem periférico sem uma família estruturada e com poucas oportunidades, sendo assim, decidiu usar a poesia como força motivadora a enfrentar seus desafios e ressignificar sua vida. 

Encontrou no hip hop o empoderamento e a audácia para libertar suas ideias através da música, e nisso já se passaram dez anos de um trabalho impactante e significativo na história do rap 018.

O show “A palo seco” é intenso, provocante e transformador. Tem duração de 60 minutos, é totalmente gratuito para população e possui classificação etária de 10 anos.

SERVIÇO
Música/rap/hip hop
Show: “A palo seco”, com Blakaid e DJ Neno
Horário: 16h
Local: Estação Cultura (prédio da antiga estação ferroviária), Rua Júlio Tiezzi, 220 - centro de Presidente Prudente
Entrada: gratuita


 

Publicidade

Veja também