Estado confirma circulação de sorotipo 2 da dengue em Prudente

Infectologista explica que, numa região exposta a mais de um tipo, população fica duplamente suscetível ao vírus, podendo contrair a doença mais de uma vez

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/04/2023
Horário 16:28
Foto: Fiocruz
Dengue possui quatro sorotipos, todos com a mesma sintomatologia
Dengue possui quatro sorotipos, todos com a mesma sintomatologia

A SES-SP (Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo) confirmou que o DENV-2, um dos quatro sorotipos de vírus da dengue, está em circulação em Presidente Prudente.

De acordo com a pasta, o IAL (Instituto Adolfo Lutz) confirmou, no dia 19 de abril, um caso de dengue tipo 2 na cidade. O paciente em questão teve alta médica no dia 3 de abril e já se recuperou.

"Este tipo de dengue é comum em diversas regiões do Estado, principalmente nesta época do ano", expõe a secretaria.

À reportagem de O Imparcial, o médico infectologista prudentino André Luiz Pirajá da Silva explica que a dengue tem quatro sorotipos e nenhum deles apresenta sintomas diferentes nos pacientes. As manifestações comuns são febre e dores musculares, nas articulações, nos olhos e na cabeça. Segundo ele, eventualmente, um ou outro sorotipo pode desenvolver um quadro mais grave, mas isso não significa que vá acontecer.

O grande problema, aponta Pirajá, é que em uma região onde a população está exposta a dois sorotipos diferentes, os cidadãos ficam duplamente suscetíveis ao vírus da dengue. "A imunidade é específica para cada um. Ou seja, nosso corpo atua somente contra aquele sorotipo. O paciente que contrair a dengue tipo 1 desenvolverá imunidade específica contra ela, mas está suscetível a pegar a dengue tipo 2", exemplifica. "Sendo que o segundo caso de dengue tende - o que não quer dizer que vá ocorrer - a ser mais grave que o primeiro", pontua.

Leia mais

Publicidade

Veja também