Estado confirma presença da variante P.1 em mais três cidades da região

Balanço consta um caso em Martinópolis, um caso em Tarabai e três casos em Presidente Prudente; Dracena e Presidente Venceslau já haviam divulgado registros de casos da cepa de Manaus

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 11/03/2021
Horário 11:47
Foto: Arquivo
Estado confirma presença da variante em Martinópolis, Tarabai e Presidente Prudente
Estado confirma presença da variante em Martinópolis, Tarabai e Presidente Prudente

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na manhã de hoje, a presença da variante P.1 do novo coronavírus em mais três cidades do oeste paulista. O balanço divulgado consta um caso em Martinópolis, um caso em Tarabai e três casos em Presidente Prudente. As prefeituras de Dracena e de Presidente Venceslau já haviam divulgado registros de casos da cepa de Manaus em seus municípios.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a confirmação de novas variantes não deve ser confundida com diagnóstico, nem pode ser considerada de forma isolada. Trata-se de um instrumento de vigilância que contribui para o monitoramento da pandemia da Covid-19.

A confirmação de variantes, segundo Estado, ocorre por meio de sequenciamentos genéticos realizados por laboratórios como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Soma-se a isso o trabalho de Vigilância Epidemiológica para investigação dos casos, como históricos de viagens e contatos. Esta identificação contribui para as estratégias de vigilância, não sendo necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados uma vez confirmada a circulação local da variante, como já ocorre com a P1 e B117.

Até o momento, portanto, não há comprovações científicas de que sejam variantes mais transmissíveis ou provoquem quadros mais graves, nem evidências referentes à capacidade de resposta imune das vacinas disponíveis. Pesquisadores em todo o mundo estudam o comportamento da pandemia e as mutações do vírus (SARS-CoV-2), acrescentou a pasta. Assim, as mesmas medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do novo coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em São Paulo; higienização das mãos; distanciamento social; e a vacinação contra Covid-19, respeitando-se o cronograma e os públicos-alvo vigentes, conforme estabelecido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) do Governo de São Paulo.

Casos no estado

Conforme Secretaria Estadual de Saúde, até esta quarta-feira foram confirmados, após análises do Instituto Adolfo Lutz e do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), 52 casos autóctones da variante P1 nos seguintes locais: Capital (1); Araraquara (12); Bauru (3); Biritiba Mirim (1); Bocaina (1); Cajamar (1); Dracena (1); Dois Córregos (1); Lençóis Paulista (4); Lins (3); Martinópolis (1); Mococa (4); Osasco (1); Pederneira (1); Presidente Prudente (3); Presidente Venceslau (1); São José dos Campos (2); e Tarabaí (1). Houve também nove confirmações da B117 (5 na Capital, 1 em Bauru, 1 em Guarulhos, 1 em Jacareí e 1 em Peruíbe).

Ações nos municipios

Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que, na tarde de hoje, haverá uma reunião entre as equipes gestoras de Saúde para discutir a confirmação da nova variante e o impacto do anúncio nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município.

A Prefeitura de Martinópolis, por sua vez, informou que município está atento ao aumento de casos da Covid-19, inclusive, alerta diariamente a população sobre este novo agravamento. “Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, registros indicam que essa variante pode apresentar um comportamento mais agressivo. Portanto, a Prefeitura destaca a importância de reforçar as medidas sanitárias de segurança, principalmente no que diz respeito ao distanciamento social, uso correto da máscara e a higienização frequente das mãos e objetos pessoais”.

A reportagem ainda não conseguiu contatar a Prefeitura de Tarabaí, município onde um caso foi confirmado segundo o Estado.

Casos na região

Conforme noticiou este diário, no dia 5 deste mês a Prefeitura de Dracena confirmou a presença dos primeiros casos da variante da Covid-19 no município, sendo também os primeiros na região. Das 10 amostras analisadas, nove apontaram como sendo da variante P1, enquanto que a outra, cujo o resultado não comprovou a cepa, trata-se de outras linhagens. As amostram foram colhidas pelo Laboratório São Lucas e enviadas à empresa Dasa - rede de laboratórios, em Barueri (SP).

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Presidente Venceslau também confirmou o primeiro caso da variante da Covid-19 no município. Segundo a municipalidade, trata-se de uma mulher de 45 anos que testou positivo no mês passado e que agora já não se encontra mais em período de isolamento e é considerada como curada para a doença.

De acordo com a prefeita de Presidente Venceslau, Barbara Vilches (PV), a confirmação do primeiro caso da variante foi informado para a administração pública na noite de terça-feira, o que fez com que a cidade convocasse uma reunião junto ao comitê responsável por acompanhar a pandemia na cidade.

Publicidade

Veja também