O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira a liberação de R$ 32 milhões para a recuperação emergencial de municípios afetados pelas fortes chuvas registradas entre o último sábado e a segunda-feira. O anúncio foi feito durante reunião presencial realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, que reuniu 24 prefeitos e representantes municipais, além do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, e diretores da Defesa Civil do Estado.
Entre os 24 municípios impactados, 11 são do oeste paulista: Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Monte Castelo, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, Piquerobi, Presidente Prudente, São João do Pau D’Alho e Teodoro Sampaio.
Conforme a Agência SP, o encontro deu continuidade à primeira reunião virtual realizada no último dia 15, quando foi solicitado aos municípios um levantamento detalhado dos danos causados pelos temporais. “Hoje estamos aqui para atender e dar suporte técnico para resolver o que decorre das chuvas”, afirmou o governador, destacando que o Estado atua de forma integrada para acelerar as ações de resposta e recuperação.
Nesta nova etapa, as equipes estaduais e municipais avançaram na análise preliminar dos danos estruturais e no início do plano de trabalho voltado à reconstrução das áreas atingidas, com foco na retomada da normalidade e na redução de riscos futuros. As chuvas mais intensas atingiram principalmente as regiões central, oeste e noroeste paulista, com acumulados que superaram os 150 milímetros em curto período.
Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o apoio do Estado ocorre em diferentes frentes. “Foi um pedido do governador. Já estamos apoiando com ajuda humanitária juntamente com o Fundo Social e agora esse apoio se estende aos serviços de recuperação”, ressaltou o coronel Henguel.
Desde o início das ocorrências, a Defesa Civil do Estado atua de forma contínua no apoio aos municípios, com agentes em campo, monitoramento das áreas de risco, atendimento às ocorrências e suporte técnico às prefeituras. Em conjunto com o Fundo Social de São Paulo, também foi enviada ajuda humanitária às famílias atingidas, além do acompanhamento técnico para a recuperação das áreas danificadas.