Estado suspende fase vermelha obrigatória aos finais de semana

Uma vez que DRS de Prudente está na fase laranja, setores autorizados a operar nessa etapa poderão reabrir aos sábados e domingos

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 03/02/2021
Horário 13:46
Foto: Governo estadual
Governo de SP anunciou alterações no Plano São Paulo, no início desta tarde
Governo de SP anunciou alterações no Plano São Paulo, no início desta tarde

Em coletiva de imprensa realizada agora há pouco, na capital paulista, o governador João Doria (PSDB) fez novos anúncios referentes ao Plano São Paulo. Na ocasião, o Estado suspendeu a obrigatoriedade de fase vermelha aos finais de semana, que vigorava em todo território paulista desde o início do ano. Uma vez que o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), de Presidente Prudente, está na fase laranja, setores autorizados a operar nessa etapa poderão reabrir aos sábados e domingos.

Redução em 11% no número de internações em todo o Estado é o principal motivo da readequação.

O governador lembrou que a atualização é válida para todas as regiões paulistas que estejam da fase laranja para cima. Com isso, o DRS-9, de Marília (SP), que comporta 10 municípios da região de Prudente, permanece da mesma forma, sem poder operar nos finais de semana, exceto os setores de atividade econômica considerados essenciais, como supermercados, postos de combustíveis e farmácias.

No DRS de Prudente, hoje na cor laranja, podem funcionar os seguintes estabelecimentos considerados não essenciais: shoppings centers, comércio de rua e serviços em geral, mas com adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros e parques estaduais também podem operar.

No início do ano, o governo estadual também alterou as regras para funcionamento das atividades econômicas durante a fase laranja. Diferentemente de antes, agora a capacidade limitada foi de 20% para 40% de ocupação para todos os setores. Além disso, o funcionamento máximo de estabelecimentos passa a ser de oito horas por dia, e não mais quatro; os parques estaduais podem abrir; há proibição de atendimento presencial em bares; assim como existe restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos.

Publicidade

Veja também