Estão Voltando os Santinhos

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da política e contra a politicagem

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 08/10/2020
Horário 05:34

Nesta primavera quente até no distrito de Primavera, os santinhos estão de volta. Sim, os santinhos, como são chamados os folhetos, de vários tamanhos, com os retratos dos candidatos a prefeito e a vereador.
Em suas andanças por Prudente, o cronista observou que os santinhos já são encontrados nas caixas postais e nas garagens das casas. Não sei se nos prédios e nos condomínios a distribuição também já ocorre.
Um morador ficou fulo ao se deparar com santinhos no chão da área de sua residência. "Político é tudo ladrão, nenhum presta", disse o ilustre senhor, mais irritado do que o Malafaia com o Bolsonaro.
Olha, pessoal: não é por aí. Tudo na vida é um ato político, já disse alguém. Sem política não há democracia. Na Grécia antiga, um sábio vaticinou: "A política é a arte do possível".
Dizer que político não presta, que só aparece no arrabalde (adoro esta palavra) a cada quatro anos, é uma generalização sem noção. É uma afirmação injusta e leviana. Um país sem política e sem partidos não passa de uma ditadura.
Desqualificaram e demonizaram a política no Brasil nos últimos anos, um erro enorme. A mídia, dita "grande", também tem culpa no cartório, já que alguns de seus colunistas amestrados desqualificaram a política de forma irresponsável. 
As eleições estão chegando. Se você decide, então estude as propostas dos candidatos e escolha o melhor ou aquele que você acha o menos ruim.
Eleição é a festa da democracia. Não se irrite por receber milhares de santinhos. Certamente há muitos capetinhas entre eles, mas tudo isso faz parte do jogo democrático. 
Se você, eleitora, achou o candidato bonito, então, minha cara, recorte a foto e guarde na carteira, mas não faça isso se a prezada é casada, noiva ou tem namorado. Aí é encrenca danada, e só fiz a "sugestão" apenas para descontrair um pouco. O que vale é a proposta do candidato. 
Ah, sim: fique ligado (a) no horário eleitoral gratuito, lembrando que você pode até se divertir com os candidatos folclóricos. Aliás, é preferível um candidato que fale abobrinhas e outros legumes do que um general lendo a ordem do dia na televisão e no rádio.

DROPS

Renan elogia Bolsonaro e, se continuar assim, o Bolsonaro vai beijar o Lula. Na boca!

Brad Pitt declara "guerra" contra Angelina Jolie. Tudo pela guarda compartilhada dos filhos.

Marreco de Maringá deve bater as asas rumo à sua pátria, os EUA.

Vale mais almoçar em casa de parente do que dar duro para ganhar o insuficiente.
(Noel Rosa, que dispensa apresentações)
 

Veja também