Estas não são tarefas de um cuidador de idosos. Não insista!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 24/05/2023
Horário 04:30

Chegar à terceira idade com saúde, boa qualidade de vida, autonomia e independência é o que todos nossos queremos, todavia, durante os anos acontecem imprevistos como acidentes, várias doenças e muitas vezes até acidentes podem comprometer o dia a dia dos idosos.
Famílias se organizam para manter uma rotina no cuidado dos seus entes queridos sem necessitar de cuidadores terceirados, todavia, pode surgir um momento em que as tarefas do lar, trabalho, filhos e a própria saúde esteja comprometida e necessite de cuidadores.
Lembrando que a função do cuidador é garantir o conforto e bem-estar do idoso, sendo atribuídas a ele diversas tarefas relacionadas à saúde e ao ambiente em que vive, como garantir as básicas do cotidiano, promover o bem-estar e a qualidade de vida, cuidar da alimentação, cuidar da saúde, zelar por um ambiente salubre e organizado, incentivar a cultura e educação e até acompanhamento em viagens e férias se houver disposição e concordância.
Mas, há ocasiões em que os cuidadores de idosos possam ser confundidos com outros profissionais, como enfermeiros ou empregados domésticos, precisando a família ser orientada. Assim:

O cuidador de idoso não pode fazer:

1-Receitar remédios e tratamentos
Remédios só por um médico. O cuidador apenas administra e certifica-se de que o paciente esteja utilizando da forma como foi orientada. Não cabe ao cuidador diagnosticar, prescrever, nem indicar medicação.
 
2. Realizar procedimentos invasivos
Dependendo do grau de complexidade do paciente, somente um profissional da área de enfermagem pode desempenhar determinadas funções, como aplicação de injeções, administração de vacinas, cuidados com feridas extensas, trocas de curativos em lesões profundas.

 3. Cuidar das tarefas do lar
Caso aconteça do idoso sujar a roupa, o cuidador pode tomar a iniciativa de colocar as peças para lavar. Se o paciente derrubar a comida ao seu entorno, o cuidador pode prestar auxílio. O cuidador não deve ficar responsável pela limpeza e organização da casa como um todo, pois sua atenção sob a pessoa assistida fica comprometida e pode colocá-la em risco. Sua obrigação é apenas manter a limpeza das coisas e áreas que não afetem o conforto.

 4. Servir os demais familiares ou visitas
O cuidador de idosos é responsável pelos cuidados com o paciente e não com os demais membros da família ou visitas. É comum que os idosos permaneçam muito tempo dormindo e o cuidador tenda a ficar ocioso, mas nestes momentos, há muitas outras tarefas a serem realizadas, como organizar o quarto e verificar os medicamentos.

 5. Passear com animais e cuidar das crianças
Pode ocorrer das famílias solicitarem funções que o cuidador leve os animais de estimação do idoso para passear ou buscar as crianças na escola, mas não estão dentro das obrigações do cuidador.
 

Publicidade

Veja também