Estatuto de consórcio é assinado

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 01/02/2018
Horário 11:24

Como pontapé inicial para equacionar o problema do lixo na região de Presidente Prudente, ocorreu na manhã de ontem a assinatura do estatuto que oficializa o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista. O ato ocorreu em meio ao programa Ambiente Móvel, da SMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), e contou com a participação do secretário estadual Maurício Brusadin. Um novo encontro está marcado para 6 de março, na sede da secretaria, para a constituição do estatuto.

“Assim que fecharmos o termo, iniciamos a construção do plano regional, que dirá as potencialidades da região, qual a melhor tecnologia e localização para essa estrutura voltada a operar os resíduos sólidos”, explica o secretário, sobre as próximas etapas deste processo até a concretização do projeto, de modo que se tenha uma destinação adequada ao lixo da região.

Para tanto, Brusadin pontua que o primeiro passo foi dado no encontro, com o convencimento dos representantes dos munícipios, para que haja uma declaração pública de que estão inseridos nesse processo, a fim de encontrar uma alternativa ao problema. “Não é só Prudente, todas as cidades da região precisam estar juntas para encontrar uma solução. Um consórcio só sai do papel quando há uma liderança que entenda os dilemas de cada cidade”, indica.

O secretário ainda aponta que o Ambiente Móvel, realizado no Centro Cultural Matarazzo, com a presença de 500 pessoas, é uma forma de aproximar a pasta das demandas dos municípios e, dessa forma, na região de Prudente, se debate o problema dos resíduos sólidos. “A ideia central é trazer toda a estrutura da secretaria para a região. Em especial, no caso de Prudente, vamos colocar em prática um projeto que iniciamos assim que assumimos a pasta, que é a ideia dos consórcios“, complementa.

 

Na região

Além de Prudente, as cidades de Álvares Machado, Caiabu, Emilianópolis, Marília, Martinópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes, Rancharia e Santo Anastácio também fazem parte do consórcio. Contudo, nada impede que outros municípios se unam ao projeto, de acordo com o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), pois considera que o aterro sanitário é a forma mais econômica e sustentável para fazer a disposição dos resíduos nos municípios.

“Em um esforço coletivo, vamos baratear os custos para as cidades e ainda ficamos com apenas um local para descarte dos resíduos. É bom para a sustentabilidade e atende a todos os interesses”, afirma. Com isso, o chefe do Executivo acredita que a assinatura do estatuto é um primeiro passo e aguarda a sua constituição.

Publicidade

Veja também