Estratégias

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 25/07/2020
Horário 04:11

Redução no PIB (Produto Interno Bruto)PIB (Produto Interno Bruto), desemprego, dificuldades financeiras e, sobretudo, mortes por diversas doenças, inclusive o novo coronavírus. Estes são fatos que não podem e não serão ignorados. Contudo, temos que observar que milhares de pessoas continuam por aí, com necessidades e desejos adaptados à nova realidade e precisam de produtos e serviços adequados para os dias atuais. Com isso, a inovação baseada no comportamento do consumidor é a palavra de ordem no momento, porém como conquistá-la? Será que é preciso inventar coisas tão diferentes?
Bons exemplos, de como as empresas estão inovando em meio à pandemia, são os restaurantes que investem nos serviços meal kits ou sistema “monte seu próprio prato”. Esta “novidade” permitiu alguns restaurantes dobrarem a quantidade de pedidos nesta fase durante a quarentena. Interessante que é algo genuinamente inovador para os clientes destes comércios e foram recebidas como diferencias de qualidade e atendimento pelo consumidor, contudo esta técnica não foi inventada agora. 
Há mais de uma década, os conhecidos meal kits são conhecidos na Suécia, na Europa e nos Estados Unidos. Algumas das empresas referência no Brasil são Kuke e a Yellow Mango. O artigo “Você também é chef”, publicado na revista “Veja”, assinado por Fabio Codeço, esclarece que os problemas gerados no delivery, como comida que chega fria, a textura do prato diferente da servida no restaurante ou mesmo os ingredientes misturados durante o trajeto da entrega, foram resolvidos com o sistema meal kits, ou melhor, sistema “monte o seu prato”.
A solução entrega ingredientes separados sob medida para que o cliente finalize a receita em casa, desta forma evitam-se as tarefas indesejadas de lavar, descascar e picar. Por outro lado, pode-se preparar os pratos antes de saboreá-los, mantendo a textura e temperatura destes. Alguns restaurantes embalam a vácuo e incluem um QR Code - acessem um vídeo com a finalização dos pratos, que muitas vezes se resume em uma panela com água fervente e a sequência para colocar os ingredientes. Meal kits é um exemplo de estratégia inovadora, criativa, barata e eficaz.

Publicidade

Veja também